Campo minado em libras: uma abordagem gamificada para apoiar no aprendizado dos números em libras

Autores

  • Mayrton Dias de Queiroz Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) https://orcid.org/0000-0003-0116-5854
  • Emanuel Natalino dos Santos Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Joabis Nobre Martins Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1258

Palavras-chave:

jogo sério, deficiente auditivo, metodologia ativa

Resumo

Conforme o censo realizado pelo IBGE, 5% da população brasileira possui alguma deficiência auditiva (DA). Assim, surge o desafio de encontrar alternativas capazes de facilitar a comunicação com as pessoas com DA. Para as pessoas com nível de surdez profunda, a comunicação se dá através da sua primeira língua, ou seja, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sendo assim, se faz necessário encontrar alternativas para auxiliar na comunicação com pessoas com DA. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em identificar uma alternativa para auxiliar pessoas que estão iniciando no aprendizado dos números em Libras. Nesse trabalho, foi desenvolvido um campo minado em Libras, ou seja, os números que indicam a quantidade de minas no tabuleiro foram substituídos pelos sinais dos números em Libras, com o intuito que o jogador se familiarize com os números em Libras. O jogo foi planejado e implementado na linguagem de programação Java. Foi possível descrever os passos adotados na criação do jogo, onde pode ser utilizado por jogadores que desejam ser introduzidos ao mundo de Libras.

Referências

ALMEIDA, H. W.; DA SILVA, J. C.; LINS, H. A. de M. Criação de jogo matemático digital com crianças e jovens surdos: contribuições da pedagogia visual. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 399–422, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2845.

ARAÚJO, A. C. S.; OLIVEIRA, F. K. de. Revisão Sistemática da Literatura sobre Tecnologias digitais de informação e comunicação de tradução do par linguístico Português Libras . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 286–299, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.305. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/305.

ARAÚJO, A. C. S.; DE OLIVEIRA, F. K. Análise comparativa das ferramentas de tradução português Libras: Comparative analysis of Portuguese/BSL translation technological tools. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.397. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/397.

BRILHANTE, Marcelo Matos; HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Sinais do Futuro: um jogo educacional para pessoas surdas exercitarem matemática e Pensamento Computacional. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4., 2024, Evento Online. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 15-16. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238798.

CARVALHO, K. A. F. de; LOURENÇO BARROS, M. P.; DE PAULA MOREIRA , P. A. Metodologias para o ensino de tradução Libras-Português por competências: Methodologies for teaching Libras-Portuguese translation by skills. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 417–435, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.611. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/611.

COUTINHO, Deyvison Santana et al., Educação Matemática e inclusão escolar: um olhar sobre as perspectivas e necessidades o aluno com deficiência intelectual. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.

FERREIRA, Vitor et al. Terra Libras: Um serious game para auxiliar no aprendizado de Libras. Anais do II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação, 2016.

FUCK, Rafael Schilling; LOSS, Taniele; MOTTA, Marcelo Souza. Tecnologia digital na educação bilíngue de surdos: o processo de desenvolvimento de um objeto de aprendizagem gamificado de matemática. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023014 , 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670434.

GOMES, A. A. S.; MENDES, R. M.; RIBEIRO, F. T. F. A experiência do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com um estudante Cego e com estudante Surdo. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e202405, 2024. DOI: 10.47207/rbem.v5i1.19490. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/19490.

KITCHENHAM, Barbara et al. Systematic literature reviews in software engineering–a systematic literature review. Information and software technology, v. 51, n. 1, p. 7-15, 2009.

MOORE, D., R. L. Robert Donner co-author of Windows Minesweeper. 2021. Disponível em: https://minesweepergame.com/history/robert-donner.php. Acesso em: 18 set. 2024.

OLIVEIRA, Lopes; DA SILVA, Barbosa. Jogo Educativo como ferramenta para Inclusão do Ensino Religioso utilizando Libras. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4., 2018, Teresina. Anais da IV Escola Regional de Informática do Piauí. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 160 - 165.

SOUZA, Djane da Silva. Matemática em Libras. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.

TEIXEIRA, Chayse Pinheiro. Os paradigmas do ensino da matemática para surdos incluídos no ensino médio na Escola Estadual Dom Gino Malvestio na cidade de Parintins. 2019.

VASCONCELOS, T. A. de S.; BARROS, M. P. L.; ARAÚJO, A. C. S.; CORREIA, A. A. B. A. A comunicação entre ouvintes e pessoas surdas através da LIBRAS nos espaços públicos. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 70–76, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i2.154. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/154.

Downloads

Publicado

2025-04-05

Como Citar

QUEIROZ, Mayrton Dias de; SANTOS, Emanuel Natalino dos; MARTINS, Joabis Nobre. Campo minado em libras: uma abordagem gamificada para apoiar no aprendizado dos números em libras. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 303–321, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1258. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1258. Acesso em: 8 abr. 2025.