https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/issue/feedRevista Semiárido De Visu2023-09-01T06:11:25+00:00Francisco Kelsen de Oliveirasemiaridodevisu@ifsertao-pe.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista científica Semiárido De Visu está registrada no ISSN 2237-1966 e vinculada à Editora IFSertãoPE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O periódico está classificado no Qualis Periódico no quadriênio 2017-2020 como <strong>A4</strong> nas seguintes áreas: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Biodiversidade, Ciência de Alimentos, Ciências Agrárias I, Educação, Engenharias I, Ensino, Filosofia, Interdisciplinar, Linguística e Literatura, Sociologia e Zootecnia / Recursos Pesqueiros.</p>https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/568Avaliação do pó da polpa de pitaia vermelha (H. polyrhizus) adicionada de diferentes adjuvantes de secagem2023-08-31T16:31:35+00:00Thallyne de Brito Alvesthallyneba@gmail.comMarcos Rodrigues Amorim Afonsomafonso@ufc.brKaliana Sitonio Eçakaliana@ufc.br<p>Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a influência da maltodextrina, goma Arábica e dextrina sobre as características físicas do pó da polpa de pitaia vermelha obtido por liofilização. Os adjuvantes foram adicionados à polpa na concentração de 20% (m/m), totalizando três amostras que foram desidratadas em liofilizador. A avaliação morfológica dos pós foi realizada através de microscopia eletrônica por varredura (MEV) e a da fluidez foi realizada através do índice de fluidez utilizando-se do equipamento Powder Flow Test (PFT). As isotermas de sorção dos pós foram determinadas a 25 e 40ºC através de ajuste dos modelos de GAB, BET, Oswin e Henderson. A amostra contendo maltodextrina apresentou partículas maiores e com bordas mais arredondadas que as demais amostras. O pó contendo maltodextrina obteve um índice de fluidez de 4,11 sendo classificado como de fácil fluidez, já os pós contendo goma Arábica e dextrina apresentaram valores de 3,44 e 3,54, respectivamente, sendo classificados como coesos. O melhor ajuste para as isotermas de sorção das amostras foi obtido pelo modelo de BET, com erro médio relativo de 2,78%. Através das isotermas observou-se o pó contendo dextrina foi mais estável em relação a absorção de água. Desta forma, conclui-se que o tipo de adjuvante utilizado pode influenciar de maneira distinta as características físicas de um pó. Em relação aos três adjuvantes utilizado, a adição da maltodextrina favoreceu a fluidez enquanto que a dextrina reduziu o ganho de umidade.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/558Prospecção tecnológica de vinhos espumantes2023-06-13T10:36:09+00:00PEDRO FAGUNDES DE SOUZA FREITASpedro.fagundes@ifsertao-pe.edu.brISLAINE SANTOS SILVAislaine.santos@ifsertao-pe.edu.brRENATA GOMES DE BARROS SANTOSrenata.gomes@ifsertao-pe.edu.brELIS TATIANE DA SILVA NOGUEIRAelis.nogueira@ifsertao-pe.edu.brAna Paula André Barrosana.paula@ifsertao-pe.edu.br<p>Esta prospecção tecnológica buscou o mapeamento dos documentos de patentes que englobam todos os processos relacionados aos vinhos espumantes nos últimos vinte anos. Para isso foram utilizadas as bases de dados online: Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Google Patents e Espacenet, através das combinações dos descritores relacionados ao tema objeto do estudo, associados aos códigos de classificação internacional de patentes. Foram encontrados 209 resultados no Google Patents e 128 no Espacenet, quando associado a palavra-chave “Sparkling wine*” and “grape*” associada aos códigos de classificação internacional de patentes específico para vinhos espumantes (C12G1/06). Por outro lado, na base nacional do INPI, utilizando o mesmo código, foi encontrado apenas um documento. Os países que mais se destacam entre os depositantes são a China e os Estados Unidos da América, e a iniciativa privada é o setor responsável pelo maior número dos documentos depositados, chegando a 47,4% do total. A partir da análise dos resultados, verificou-se que há perspectivas de crescimento na área em estudo, dessa forma, espera-se que este estudo prospectivo estimule o desenvolvimento de inovações tecnológicas que envolvam os processos inerentes à produção de vinhos espumantes.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/482Diversidade de insetos associados a cultivos de palma forrageira no município de Floresta -PE2023-03-22T16:48:13+00:00Lucas Matheus Monteiro dos Santos lucasmonteiro123470@gmail.com Júlio César Leal de Carvalho Limaepageo14@gmail.com Leandro José Uchôa Lemosleandro.lemos@ifsertao-pe.edu.br<p>A palma forrageira Opuntia fícus indica Mill., figura-se como uma alternativa viável para alimentação de ruminantes em períodos de estiagem por sua adaptabilidade ao semiárido, porém a ocorrência de insetos-praga, como as cochonilhas, tem sido um desafio para o alcance de uma boa produtividade, pois em altos níveis de infestação ao se alimentarem da planta podem contribuir para o seu enfraquecimento, podendo levar as plantas a morte. No presente trabalho objetivou-se verificar a diversidade de insetos associados a cultura da palma forrageira. O experimento foi conduzido em plantios experimentais na fazenda-escola do IF SERTÃO-PE, Campus Floresta. O levantamento foi feito utilizando 10 armadilhas do tipo Moericke e as coletas foram realizadas semanalmente por um período de três meses. Os insetos coletados totalizaram 4.474 espécimes que foram identificados a nível de ordem e família. Foram calculados os índices de Shannon, Margalef, Simpson e Equitabilidade, por meio do software Past: 1.73 e os índices faunísticos: dominância, abundância, frequência e constância, por meio do programa ANAFAU. As famílias predominantes durante os levantamentos foram Formicidae e Vespidae (Hymenoptera), Thripidae (Thysanoptera), Muscidae (Diptera) e Lygaeidae (Hemiptera). Este é o primeiro trabalho com levantamento entomofaunístico em plantio de palma forrageira no município de Floresta, Pernambuco, gerando informações que ampliam o conhecimento a respeito da diversidade de insetos associados a esta cultura.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/374TRATOS CULTURAIS DA VIDEIRA DE MESA NO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA2023-01-02T18:24:08+00:00EVANDRO GOMES RODRIGUESevandro.rodrigues@aluno.ifsertao-pe.edu.brROSEMARY BARBOSA DE MELOrosemary.barbosa@ifsertao-pe.edu.brAMANDA MIRELE DE SOUZA LIMA RODRIGUESamandamirelerodrigues@gmail.comJEANE SOUZA DA SILVAjeane.souza@ifsertao-pe.edu.br<p>No Vale do São Francisco, o cultivo da videira contribui consideravelmente para o desenvolvimento econômico regional, com isso é considerada uma das mais importantes frutíferas da agricultura irrigada, que contribui também para o desenvolvimento social. Com isso, tendo em vista que os tratos culturais impactam diretamente a produtividade e o retorno econômico, é de extrema importância observar as práticas de manejo adotadas para essa cultura, o motivo da adoção dessas práticas e o impacto produtivo de ambas para a cultura nesta região. A metodologia empregada para este levantamento foi a pesquisa através do google acadêmico, utilizando as palavras “tratos culturais da videira de mesa no Submédio do Vale do São Francisco”, realizada nas publicações realizadas no período de 2012 à 2022. Como resultado foi possível observar que os autores não divergiram nas suas informações sobre os tratos culturais, exceto com relação a aplicação da cianamida hidrogenada (H2CN2), que possui divergência entre os autores, com diferença de 24 horas de recomendação de aplicação.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/586Empreendedorismo rural feminino e agroecologia2023-07-20T08:52:03+00:00Albertina Marília Alves Guedesalbertina.guedes@ifsertaope.edu.brErnani Machado de Freitas Lins Netoernani.linsneto@univasf.edu.brClécia Simone Gonçalves Rosa Pachecoclecia.pacheco@ifsertao-pe.edu.brMaria Herbênia Lima Cruz Santosmhlsantos@uneb.brFábio del Monte Cocozzafabiococozza@uneb.br<p>O artigo tem como objetivo apresentar quais podem ser as possibilidades de atividades empreendedoras de viés agroecológico desenvolvidas por mulheres rurais. A partir desse contexto, este estudo apresenta uma pesquisa de revisão sistemática com abordagem qualitativa sobre mulheres empreendedoras rurais. A referida revisão teórica sistemática foi realizada no primeiro semestre do ano de 2023. Os critérios de inclusão dos textos consultados, selecionados e analisadas foram: ser artigo científico, dissertação ou tese disponível gratuitamente em periódicos indexados e publicado entre os anos de 2015 a 2023, e; apresentar resultados de pesquisa de campo desenvolvidas no Brasil sobre mulher e empreendedorismo rural com embasamento agroecológico. Para tanto, foram utilizados os bancos de dados do <em>SciELO</em>; <em>Scopus</em>; <em>Science Direct</em>, <em>Google</em> Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da CAPES. Após a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 12 textos acadêmicos e científicos que revelaram que, atualmente, as mulheres rurais são mais ativas no desenvolvimento de atividades empreendedoras e, portanto, demonstram maior visibilidade quanto à gestão e desenvolvimento de atividades econômicas. Alguns dos resultados obtidos nesta pesquisa revelam que as atividades agroecológicas desenvolvidas pelas mulheres dizem respeito a: cultivo de frutas, raízes, leguminosas, verduras e hortaliças; produção de pães, doces e biscoitos; extrativismo de sicupira, jatobá e mangaba; criação de animais; dentre outros. Todas as empreendedoras relatam ter dificuldades relacionadas à gestão do negócio, principalmente em relação a: falta de investimento, excesso de atividades que precisam realizar, além da gestão do próprio negócio. Relatam ainda que o empreendimento contribui significativamente no sustento da família. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir na ampliação de conhecimentos teóricos relacionados a atividades rurais empreendedoras e agroecológicas desenvolvidas por mulheres que residem no campo.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/486Uso de extrato de algas marinhas em mudas de pimentão no Submédio do Vale do São Francisco2023-04-02T07:53:58+00:00Noedson Ribeiro de Freitas Passosnoedson.ribeiro123@gmail.comRubens Silva Carvalhorscarvalho@uneb.brCristiane Domingos da Pazcpaz@uneb.brGertrudes Macário de Oliveiragemoliveira@uneb.brRonaldo Adriano liveira de Oliveira ronaldoaooliveira@gmail.com<p>As hortaliças são vegetais essenciais para a saúde da população. O pimentão está entre uma das mais consumidas e apresenta benefícios diretos na redução do risco de diversas doenças. No entanto, é uma das culturas com maior incidência de pragas. Assim, surge a necessidade de buscar formas sustentáveis para produzir mudas vigorosas e resistentes com menor uso de agroquímicos, garantindo plantas preparadas para as condições de campo. O uso de biofertilizantes a base de extrato de algas tem crescido no mercado, já que promove resultados satisfatórios no desenvolvimento vegetal e não gera resíduos. Objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito de diferentes concentrações de extrato de algas (<em>Ascophyllum nodosum</em>) na produção de mudas de pimentão. As mudas foram cultivadas em casa de vegetação e o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições. As dosagens utilizadas nos tratamentos foram: T1: testemunha (somente água); T2: 1 mL.L<sup>-1</sup>; T3: 2 mL.L<sup>-1</sup>; T4: 3 mL.L<sup>-1</sup> e T5: 4 mL.L<sup>-1</sup>. Foram feitas as avaliações das variáveis: comprimento da parte aérea e do sistema radicular; massa fresca da parte aérea e do sistema radicular, massa seca da parte aérea e do sistema radicular e teor de clorofila. Os dados foram analisados no programa AgroEstat 1.1.0.712 rev 77. T2 se mostrou superior aos demais tratamentos, apresentando diferença significativa para as variáveis analisadas (exceto teor de clorofila), evidenciando que o uso do extrato de algas é uma ferramenta eficiente na produção de mudas do Submédio do Vale do São Francisco.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/469O(s) TINTURA EXTRAÍDA DO RESÍDUO DA PRODUÇÃO DE VINHOS NO MANEJO DE Plasmopara vitícola EM VIDEIRA cv. ITÁLIA2023-03-15T12:43:25+00:00Amon de Macedoamonmcd@gmail.comVilma Aparecida Gomes Andradevilmaag04@gmail.comErbs Cintra de Souza Gomeserbs.cintra@ifsertao-pe.edu.brMilton César Costa Camposmcesarsolos@gmail.comItalla Mikelly Barbosa mikellybarbosa1234@gmail.com<p>O míldio, doença causada pelo agente etiológico <em>Plasmopara viticola</em>, as condições ideais para o seu estabelecimento na área são: umidade relativa do ar alta acima de 70% e temperaturas próximas a 20ºC. Neste sentido, buscando o desenvolvimento de tecnologias alternativas ao controle químico de doenças fúngicas da videira, objetivou-se com o presente estudo avaliar o potencial da tintura extraída do resíduo da produção de vinhos brancos no manejo de <em>Plasmopara vitícola</em> em videira cv. Itália. O experimento foi realizado no período de janeiro a março de 2021, na área experimental de videiras cv. Itália do Campus Petrolina Zona Rural no IF Sertão-PE. Após a coleta, os resíduos foram secos, triturados e colocados para extração a frio. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso composto por sete tratamentos: concentrações de tinturas a 1%; 5%; 10%; 25%; 50%, testemunha absoluta e testemunha positiva (fungicida) em três repetições. As pulverizações foram realizadas semanalmente e as avaliações na semente seguinte a pulverização. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e as medias comparadas pelo teste de Scott-Knott até 5% de probabilidade. Ao final do experimento, observou-se que os melhores tratamentos com impacto direto na redução da curva de progresso da doença foram: fungicida comercial e tintura a 50%, demonstrando o potencial do uso da tintura extraída do resíduo da vinificação como potencial de integração às práticas de manejo do míldio da videira no Vale do São Francisco.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/473Desvirtuamento dos contratos de franquias na Justiça do Trabalho: estudo nas empresas alimentícias2023-08-02T12:44:20+00:00Guilherme Sabino Nascimento Sidrônio deg.sidronio.adv@gmail.comJéssica Cavalcanti Barros Ribeirojessicacbr2017@gmail.comPaulo Califa Mafra Novaespaulo.califa@ifsertaope.edu.brArão Cardoso Vianaarao.viana@ifsertao-pe.edu.br<p>Este artigo objetiva descrever e identificar os possíveis desvirtuamentos dos contratos de franquias alimentícias e como os empresários poderão adequar e revisar os seus contratos para não incorrer neste desvirtuamento. Como principal contribuição do estudo, o empresariado brasileiro poderá entender as nuances trabalhistas dos contratos de franquias alimentícias a fim de evitar a formação de grupo econômico e do desvirtuamento do contrato de franquia. Este tema é inédito no Brasil, não possuindo estudos similares, pois que é um instituto recente criado pela jurisprudência dos Tribunais Trabalhistas. Este estudo tem enfoque qualitativo, e se utiliza dos métodos de pesquisa bibliográfica e documental em artigos científicos, livros e manuais sobre contratos de franquias, de transferência de tecnologia, direito comercial e civil, além da pesquisa nos precedentes da Justiça do Trabalho sobre desvirtuamento de contratos de franquias alimentícias. A coleta de dados teve início em dezembro de 2021 e término em junho de 2022. Após os cortes, as amostras de 38 precedentes foram divididas em dois grupos: 10 em que julgaram haver o desvirtuamento do contrato de franquia alimentícia e 28 que julgaram não existir o desvirtuamento. Como resultado, constatou-se que as decisões que adentram ao mérito dos contratos de franquias alimentícias entendem que a existência do contrato de franquia alimentícia, por si só, não transfere à empresa franqueadora a responsabilidade pelo pagamento dos créditos trabalhistas, devendo existir uma análise se houve o desvirtuamento do contrato de franquia alimentícia. Este desvirtuamento se dá quando houver subordinação e gerenciamento entre franqueado e franqueador.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/561AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E MÚSICA: Comportamentos autorregulados em alunos de Bandas de Música do Município de Petrolina-PE..2023-06-06T01:54:29+00:00Iuri Ozires Sobreira de Oliveiraiuri.ozires@ifsertao-pe.edu.brJoão Carlos Sedraz Silvajsedraz@gmail.com<p>O Ensino coletivo de instrumento musical têm sido amplamente desenvolvido no Brasil, sobretudo na região semiárida, nas bandas de música. Trata-se de uma proposta democrática adotada em virtude da demanda grande de alunos e da falta de professores devidamente qualificados para atendê-los. Nessa perspectiva, a autorregulação da aprendizagem surge como um caminho de estratégias que pode potencializar o ensino aprendizagem. A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo identificar as estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas pelos alunos das bandas de música de Petrolina. Para tanto, foi realizada uma investigação de natureza descritiva e abordagem quanti qualitativa, utilizando como instrumento um questionário de autorregulação da aprendizagem desenvolvido e validado por (ARAÚJO, 2015). Os resultados encontrados apontam as estratégias de autorregulação mais utilizadas pelos entrevistados, demonstrando que se a autorregulação da aprendizagem for orientada por um professor desde o início do processo de aprendizagem, pode apontar caminhos exitosos para a educação musical das bandas. Acredita-se que as contribuições apresentadas podem fornecer subsídios para o planejamento das atividades dos mestres de banda, onde a autorregulação pode ser incentivada através do Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/474Estudo prospectivo de artigos, patentes e softwares voltados à alergia e intolerância alimentar no Brasil2023-08-07T11:53:29+00:00Paulo Califa Mafra Novaespaulo.califa@ifsertao-pe.edu.brGuilherme Sabino Nascimento Sidrônio deg.sidronio.adv@gmail.comFrancisco Kelsen Oliveirafrancisco.oliveira@ifsertao-pe.edu.brArão Cardoso Vianaarao.viana@ifsertao-pe.edu.brDaniele Miranda dos Santos Mafradaniele.mafra@univasf.edu.br<p>A alergia e a intolerância alimentar são um problema de saúde que afeta boa parte da população. As reações adversas causadas no organismo variam de pequenos sintomas ao choque anafilático que pode levar a óbito. A rotulagem dos alimentos possibilita a análise do produto a ser adquirido pelo consumidor e permite a melhor escolha. Entretanto, a rotulagem é constituída por diversas informações, o que pode confundir e desviar a atenção dos consumidores acerca dos componentes alergênicos. O objetivo deste artigo foi realizar uma prospecção científica e tecnológica sobre tecnologias voltadas à alergia e intolerância alimentar em bases acadêmicas e de registro de patentes e <em>softwares </em>para avaliar o panorama nacional. Como resultado, verificou-se que há excelente produção científica a respeito do problema abordado, porém a produção tecnológica brasileira na área da alergia e intolerância alimentar é irrelevante. Existem apenas 04 (quatro) registros de patentes depositadas no INPI por titulares brasileiros e nenhum registro de patente concedida no âmbito internacional. Não foram encontrados <em>softwares</em> ou apps registrados acerca do tema estudado. Assim, este trabalho identificou uma lacuna tecnológica e sugere novos estudos e pesquisas que possam motivar o desenvolvimento de produtos destinados aos consumidores alérgicos e/ou intolerantes.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/635PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA2023-09-01T06:11:25+00:00Renato Marquesrenattomaster@gmail.comMarta Soraya Sousa Silvamarta.soraya@aluno.ifsertao-pe.edu.brMaria Brasilina Saldanha Silvamaria.brasilina@aluno.ifsertao-pe.edu.brJosilene Almeida Britojosilene.brito@fsertao-pe.edu.br<p>A educação no decorrer das décadas vem sofrendo modificações constantes, principalmente com a evolução das metodologias ativas, que afetando o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos nele envolvidos. Tais metodologias usadas como recursos educacionais potencializadores, podem reforçar o empoderamento dos estudantes e os encorajar a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo propor e verificar a contribuição de uma Sequência Didática (SD) envolvendo a Aprendizagem Baseada em Projetos na promoção do engajamento dos alunos na disciplina de Projetos Integradores no curso Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática visando o desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe, lideranças e papéis relacionados às atribuições do profissional. A pesquisa foi de caráter metodológico quanti-qualitativo, com a coleta de dados através da aplicação de questionários, análise de conteúdo e do desenvolvimento e execução da SD. Participaram da coleta estudantes no EMI de informática, servidores docentes que atuam na área, lotados no IFSertãoPE, <em>Campus</em> Petrolina. Entre os principais achados da pesquisa foram observados que as metodologias ativas proporcionam aos estudantes um aumento de engajamento, uma melhora no desempenho estudantil, entre outras características relacionadas ao ensino, na concepção dos docentes. Já para os discentes as metodologias ativas é uma montanha russa, contudo, os discentes se mostraram adeptos dessas metodologias, e acreditam que elas podem proporcionar um ganho expressivo no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes demonstraram interesse em conhecer as atribuições profissionais, bem como durante a aplicação da SD puderam refletir a respeito disto.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/462Filosofia estoica e as emoções: curso de educação emocional, em tempos de pandemia2023-03-31T16:29:44+00:00Admilson Pratesadmilson.prates@ifnmg.edu.brJaciely Silvajaciely.silva@ifnmg.edu.brLeonardo Finellifinellipsi@gmail.com Jeferson Betarellojbetarello@gmail.com<p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">Apresenta-se, neste artigo, um curso de intervenção aplicado aos estudantes de Pedagogia, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, como atribuição das “Atividades não Presenciais” (ANPs). A proposta, originada da demanda estudantil, lidou com as dificuldades dos discentes para administrar suas emoções (ansiedade, raiva, medo, tristeza e frustração), quando as aulas aconteciam mediadas pelas tecnologias digitais. O curso de formação apresentou aos acadêmicos,</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"> a partir da Filosofia Estoica</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">, estratégias para regular</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">as emoções, considerando </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">os limites e as possibilidades do ser humano diante das adversidades do cotidiano.</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"> A metodologia utilizada foi a aula expositiva dialogada, via plataforma digital, valendo-se da leitura de textos e de vídeos. Os resultados foram avaliados por questionário, respondido pelos participantes, que afirmaram ter obtido crescimento pessoal e que aprenderam estratégias para mediar as emoções, de modo a melhorar as relações humanas. Conclui-se que a iniciativa foi relevante para o reposicionamento dos acadêmicos frente aos desdobramentos provocados pela pandemia da Covid-19, como também instigou a discussão para outras situações de crise. </span></span></span></p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/616Indicativos para o Suporte ao Docente Direcionadas às Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica2023-08-29T08:00:51+00:00Stênio de Castro Ribeiro IIstenioribeiro@bol.com.brRosângela Saraiva Carvalhorosangelac@gmail.comRosangela Maria de Melorosangela.melo@paulista.ifpe.edu.brJosé Reginaldo Gomes de Santanareginaldo@pesqueira.ifpe.edu.brIvanildo José de Melo Filhoivanildo.melo@paulista.ifpe.edu.br<p>Este artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de identificar indicativos para a prática docente relacionados às aulas, atividades ou experiências práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O desenvolvimento deste estudo foi motivado pela carência de um direcionamento ou indicação sistematizada a ser considerada para esse fim. O referencial teórico que norteou a investigação baseia-se na prática docente em termos de planejamento, ensino e avaliação. Na relação teoria e prática na EPT com o propósito de identificar e compreender as suas propriedades. Especificamente em relação às orientações para o suporte docente direcionado às aulas, atividades ou experiências práticas na EPT, observou-se que o planejamento curricular, a comunicação entre professor e aluno, as modalidades didáticas, o ambiente e a avaliação como os principais indicativos presentes na literatura e estão em conformidade com os diferentes eixos de conhecimento da EPT. Tanto as propriedades identificadas quanto os indicativos encontrados podem oferecer ao docente uma orientação relevante para estabelecer em seu planejamento associados especificamente as aulas práticas, possibilitando assim, um processo de ensino e aprendizagem no contexto da EPT criativo, eficiente, engajador e integrado ao mundo do trabalho.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/395Respeito às vivências e à diversidade: Um estudo propositivo aos recursos didáticos utilizados na EJA-EPT2023-01-02T18:31:26+00:00Gercivania Gomes da Silvagercivania.gomes@ifsertao-pe.edu.brFrancisco Kelsen de Oliveirafrancisco.oliveira@ifsertao-pe.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">A partir de leituras de trabalhos desenvolvidos com a temática Educação Profissional de Jovens e Adultos, percebemos ser ponto comum a necessidade de materiais didáticos desenvolvidos especificamente para este público, já que na maioria das vezes, os recursos utilizados na modalidade são os mesmos utilizados com o público de outras modalidades, não havendo a preocupação de serem consideradas as reais necessidades desses estudantes. Com o intuito de instrumentalizar os docentes da EJA-EPT para que esses tenham uma referência em relação aos critérios a serem seguidos no momento da seleção e produção dos recursos didáticos, este trabalho pretende apontar os principais elementos que precisam estar presentes nesses materiais valendo-se dos princípios da formação humana integral. De cunho exploratório e fruto de pesquisa bibliográfica e de aplicação de questionários, trata-se da continuação do artigo de Gomes e Oliveira (2021) que contribui com a reflexão sobre a diversidade dos sujeitos da EJA-EPT </span><span style="font-weight: 400;">e com políticas educacionais que permitam aos estudantes das diversas faixas etárias exercerem sua cidadania. </span><span style="font-weight: 400;">Os achados da pesquisa dão conta de que os recursos didáticos destinados à EJA-EPT não dialogam com as vivências dos sujeitos que a compõem, pois não há a participação dos professores na elaboração e nem contemplam as experiências que os alunos trazem apresentando-se, portanto, como um reuso do que é proposto em outras modalidades. Revela-se, assim, a necessidade de um guia de orientação para os profissionais que atuam na modalidade trazendo diretrizes para seleção desses recursos e contribuindo com o respeito às especificidades desse público. </span></p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/415Um relato de experiência: A importância e as contribuições dos programas de iniciação à docência e da residência pedagógica na formação docente 2023-02-11T17:10:56+00:00Cristiano Cavalcanti Coelhocristiano.cavalcanti@aluno.ifsertao-pe.edu.brDEBORA SANTOS CARVALHO DOS ANJOSdebora.santos@ifsertao-pe.edu.br<p>O processo de formação docente é um tema central entre estudos envolvidos na área da educação e ensino na sociedade brasileira na atualidade. Com isso, foram criados o PIBID e o PRP para incentivar e valorizar a formação de professores para atuar na Educação Básica, fortalecendo principalmente o ensino nas áreas da Física, Química, Matemática e Biologia. Dessa forma, este artigo objetivou o compartilhamento das experiências, das vivências e dos saberes adquiridos durante a participação deste discente nos programas de formação docente, ao longo dos anos (2018-2022), durante a sua formação no curso de licenciatura em química do <em>Campus</em> Petrolina, IFSertãoPE. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, um estudo descritivo e reflexivo, sendo a pesquisa descritiva constituída de registros e descrições de características dos fatos observados pelo pesquisador sem quaisquer interferências nos fenômenos. Foram traçados os históricos do PIBID e PRP no IFSertãoPE e relatadas as experiências vividas durante esses programas em projetos realizados envolvendo os seguintes temas geradores: rótulos de embalagens de alimentos, lixo, medicamentos, alimentos e educação ambiental. Diversas metodologias ativas foram trabalhadas como a Experimentação, Gamificação e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Os programas oportunizaram vivenciar a teoria e a prática da profissão docente, ainda durante a formação do curso, evidenciando a sua importância na formação do perfil profissional. Destaca-se à adaptação necessária ao ambiente da sala de aula e ao ensino remoto emergencial, como pontos desafiadores. Portanto, salienta-se a importância significativa que o PIBID e o PRP trouxeram para a minha formação inicial como docente na área de Química, à medida que a vivência em sala de aula foi um forte estímulo a seguir a carreira de educador e a compreender as diversidades presentes no ambiente escolar.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/444O ensino médio integral integrado e o estudo do patrimônio cultural: Análise do Projeto “Conhecendo o patrimônio da Cidade”.2023-08-09T13:05:58+00:00Danielly Meireles Diasdanymdias96@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as ações desenvolvidas no projeto: Educação Patrimonial: Conhecendo o patrimônio da Cidade, desenvolvido em cinco turmas do primeiro ano do ensino médio integral integrado na Escola Estadual Coronel José Ildefonso, localizado na cidade de Piranga Minas Gerais, em 2018. O projeto fez parte das atividades propostas pela disciplina Pesquisa e Intervenção, implementada pelo novo ensino médio integral. O projeto teve como objetivo identificar, com os alunos, o patrimônio cultural existente na cidade, analisando o seu valor histórico, cultural e artístico. Com o intuito de constatar quais são os bens patrimoniais e qual a sua relação com a identidade local, visando conscientizar acerca da importância de estudá-los e preservá-los como exercício de cidadania e protagonismo dos estudantes. Este estudo problematizou os desafios existentes e a importância da educação patrimonial para o ensino básico, pautando no estudo conceitual das definições de patrimônio, memória, identidade e pertencimento, para isso foram estudados os vários tipos de patrimônio cultural, os processos de formação da cidade, os meios de proteção e as relações sociais que ele envolve.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/611Metodologias para o ensino de tradução Libras-Português por competências2023-08-08T15:04:04+00:00Klean Alex Fonseca de Carvalhoklean.carvalho@gmail.comMaria Patrícia Lourenço Barrospatricia.lourenco@ifsertao-pe.edu.brPhelyppe Antony de Paula Moreira phelyppe.antony@discente.ufma.br<p>Após as leis que buscam garantir e efetivar a inclusão de surdos nos diversos espaços da sociedade e contextos, eclodiu uma grande necessidade de profissionais para atuar como tradutor/intérprete de Libras. Pensando nestas questões, o presente trabalho buscou estudar as principais teorias e práticas de tradução, a fim de desenvolver metodologias para o ensino voltado à formação de tradutores e intérpretes de Libras-Português. A pesquisa em locus aconteceu em um centro bilíngue de formação de tradutores e intérpretes, O Instituto de Educação Bilíngue William Stokoe, buscando também contribuir para a prática da docência no ensino de Tradução e Interpretação de línguas de sinais. Além disso, o trabalho foi conduzido por meio de sequências didáticas que inicialmente definiram como as teorias estudadas devem se converter em competências para o tradutor/intérprete, incluindo produções iniciais, módulos de estudo temáticos e produção final. Por fim, foram realizadas discussões sobre os resultados obtidos por esses aprendizes com base na metodologia aplicada à prática, comparando a produção tradutória inicial, oriunda de um problema, com a produção tradutória final. O presente trabalho vem contribuir com os estudos e pesquisas na área de tradução, e também dar subsídios para novas pesquisas a partir dos resultados encontrados.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/613Nanoindentação em concretos: uso da técnica para análise da zona de transição2023-08-03T12:53:47+00:00Eduardo da Cruz Teixeiraeducrtx@hotmail.comNormando Barbosa Perazzonperazzob@yahoo.com.brCamila Macêdo Medeiroscamilamedeirosm@gmail.comJoão Adriano Rossignolojarossignolo@gmail.comThássia Isis Barbosa Ferreiratacinha.isis@gmail.com<p>Dentro do contexto de avanços tecnológicos dos concretos, a nanotecnologia tem sido elemento de destaque nas pesquisas recentes, ela tem mudado progressivamente a ciência e engenharia de materiais, sobretudo no âmbito da compreensão de suas propriedades através das técnicas de nanociência. A técnica da nanoindentação, capaz de obter valores de dureza e módulo de elasticidade em escala nanométrica de fases distintas, utilizando cargas significativamente pequenas, é uma alternativa viável para estudos específicos na zona de transição de concretos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é o estudo das propriedades da zona de transição de concretos através da técnica de nanoindentação. Foram adotadas as seguintes variáveis independentes: consumos de cimento distintos e a proporção de mistura dos demais constituintes dos concretos (traços); e tempo de cura (dias). Adotaram-se como variáveis de resposta: resistência à compressão axial; espessura da zona de transição; dureza e módulo de elasticidade. Para investigação da ZT, foram usados 4 perfis horizontais em cada amostra, num comprimento total de 120 µm e espaçados verticalmente em 20 µm, ou seja, 9 pontos na horizontal espaçados em 15 µm e 4 na vertical espaçados em 20 µm, totalizando 36 indentações por amostra. A técnica de nanoindentação permitiu constatar formação da ZT e suas respectivas espessuras, comprovando como uma técnica viável para este tipo de análise.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visuhttps://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/603Avaliação dos impactos ambientais no tratamento de efluentes têxteis que utilizam processos oxidativos avançados (POA): revisão da literatura sob a ótica da análise de ciclo de vida2023-08-10T12:07:14+00:00Maria Clara da Rocha dos Santos Silvamariarocha.silva@ufpe.brJúlio César Alves Barrosjulio.cbarros@ufpe.brAmanda Maria Albuquerque de Aguiaramanda.aguiar@ufpe.brJosé Floro de Arruda Netofloro.arruda@ufpe.brRogério Ferreira da Silvarogerio1986@gmail.comGilson Lima da Silvagilson.lsilva@ufpe.br<p>O setor da indústria têxtil é considerado um dos maiores poluentes dos corpos hídricos, pois além de utilizar um grande volume de água em seus processos produtivos, lançam elevada quantidade de contaminantes no meio ambiente, sobretudo nos corpos hídricos. Nesse contexto, os Processos Oxidativos Avançados (POAs) podem ser utilizados como processo de tratamento de efluentes têxteis que possuem corantes, contendo poluentes não biodegradáveis, já que possuem o potencial para degradar, seja parcialmente ou totalmente, essas moléculas que não são totalmente degradadas em sistemas biológicos de tratamento. Devido à escassez de literatura evidenciando a utilização destes tipos de tratamentos, o presente estudo propõe-se a realizar uma breve revisão na literatura. Uma meta-análise foi realizada com os dados da plataforma Scopus e o software VosViewer foi usado para avaliar a pertinência da análise do ciclo de vida do tratamento de efluentes têxteis por meio dos POAs. Como resultado foi observado que existem diversos métodos de tratamento de efluentes têxteis e que estes podem ser comparados através da ferramenta de ACV de forma a se determinar qual deles possui menor impacto ambiental, destacam-se os sistemas Fenton e Foto-Fenton, fotocatálise heterogênea e sistemas fundamentados na utilização de ozônio.</p>2023-08-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visu