Desenvolvimento de um jogo didático para o ensino de energia nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Joenir Aparecido Flor Moreira Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Yakla Gardenia Nunes Lopes Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Alex de Oliveira Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1336

Palavras-chave:

Projeto de Intervenção, Ensino de Ciências, Jogo didático, Relato de experiência

Resumo

Um projeto de intervenção consiste em um conjunto de ações planejadas e executadas com o objetivo de promover mudanças positivas em uma determinada situação. O presente trabalho descreve a implementação de um projeto realizado com uma turma de oitavo ano de uma escola municipal em Acopiara-CE. O principal objetivo foi desenvolver um jogo educativo que auxilia no ensino de Ciências, especificamente sobre o tema da energia. Nesse sentido, essa estratégia foi utilizada para tornar o ensino do conteúdo sobre energia mais dinâmico e atrativo, facilitando a assimilação do conteúdo pelos alunos. A energia, sendo um conceito fundamental, permeia diversas áreas do conhecimento e é essencial para a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos; portanto, sensibilizar os estudantes sobre sua importância e formas de utilização sustentável é crucial para o bem-estar da sociedade. Outrossim, a metodologia adotada foi definida como experimental e quali-quantitativa, englobando a elaboração do material didático e sua implementação. Um diagnóstico inicial foi desenvolvido e aplicado ao público-alvo, a fim de que o jogo desenvolvido atendesse as necessidades da turma supracitada. Os dados e as conclusões finais sobre a intervenção evidenciaram que a aplicação do jogo foi bem recebida, demonstrando que as estratégias e ferramentas empregadas proporcionaram engajamento e um aprendizado eficaz através do uso da ludicidade. Em suma, essa pesquisa não deve ser considerada uma atividade isolada, mas sim parte de um processo contínuo de formação, no qual o aspecto lúdico é fundamental para a educação em Ciências, promovendo um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e dinâmico.

Biografia do Autor

Joenir Aparecido Flor Moreira, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Étudiant du Cours de Licence en Sciences Biologiques à l'Institut Fédéral d'Éducation, Science et Technologie du Ceará (IFCE) - Campus Acopiara. Il est titulaire d'un cours technique de niveau intermédiaire en administration de l'École nationale de formation professionnelle (EEEP) Alfredo Nunes de Melo. La recherche académique se concentre sur l'axe de recherche "Formation des enseignants, pratiques pédagogiques et diversité culturelle", agissant en tant que membre du Groupe de recherche sur la biodiversité, l'éducation et l'environnement, à l'IFCE - Campus Acopiara. De plus, il est membre du Centre d'études afro-brésiliennes et indigènes (NEABI), titulaire d'une bourse d'août à décembre 2022, de mars à juillet 2023 et d'août à novembre 2023. Étudiant d'échange au programme Caminhos Amefricanos : Cap-Vert Édition . Actuellement, je m'intéresse au domaine de l'entomologie/écologie et je suis toujours à la recherche de nouveaux défis et opportunités d'évolution académique et professionnelle.

Yakla Gardenia Nunes Lopes, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Il a fréquenté le lycée de l'EEM Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho. Je suis actuellement étudiant diplômé du Diplôme en Sciences Biologiques à l'Institut Fédéral du Ceará (IFCE - Campus Acopiara) et membre du Programme d'Initiation à l'Enseignement (PIBID) à l'Escola Maria Leal Teixeira. Membre du Centre d'études afro-brésiliennes et indigènes (NEABI-Acopiara). Je m'intéresse aux domaines de la zoologie et de la paléontologie.

Alex de Oliveira Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Master en Éducation Professionnelle et Technologique de l'Institut Fédéral d'Éducation, Science et Technologie de Paraíba - IFPB. Spécialiste en méthodologies d'enseignement et d'apprentissage actif de l'Université fédérale de Vale do São Francisco - UNIVASF (2022) et enseignement supérieur de la Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2020). Diplômé en histoire de l'Université de Pernambuco - UPE (2011) et en pédagogie du Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Professeur d'enseignement de base, technique et technologique à l'Institut fédéral d'éducation, science et technologie du Ceará - IFCE. Membre du Groupe de recherche sur la biodiversité, l'éducation et l'environnement/IFCE. Intéressé par le domaine de l'Éducation, avec un accent sur les sujets : Curriculum, Méthodologies actives, Stage supervisé et Enseignement professionnel et technologique (EPT)

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

FLOR MOREIRA, Joenir Aparecido; NUNES LOPES, Yakla Gardenia; SILVA, Alex de Oliveira. Desenvolvimento de um jogo didático para o ensino de energia nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 121–135, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1336. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1336. Acesso em: 8 abr. 2025.