Desenvolvimento de um jogo didático para o ensino de energia nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1336Palavras-chave:
Projeto de Intervenção, Ensino de Ciências, Jogo didático, Relato de experiênciaResumo
Um projeto de intervenção consiste em um conjunto de ações planejadas e executadas com o objetivo de promover mudanças positivas em uma determinada situação. O presente trabalho descreve a implementação de um projeto realizado com uma turma de oitavo ano de uma escola municipal em Acopiara-CE. O principal objetivo foi desenvolver um jogo educativo que auxilia no ensino de Ciências, especificamente sobre o tema da energia. Nesse sentido, essa estratégia foi utilizada para tornar o ensino do conteúdo sobre energia mais dinâmico e atrativo, facilitando a assimilação do conteúdo pelos alunos. A energia, sendo um conceito fundamental, permeia diversas áreas do conhecimento e é essencial para a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos; portanto, sensibilizar os estudantes sobre sua importância e formas de utilização sustentável é crucial para o bem-estar da sociedade. Outrossim, a metodologia adotada foi definida como experimental e quali-quantitativa, englobando a elaboração do material didático e sua implementação. Um diagnóstico inicial foi desenvolvido e aplicado ao público-alvo, a fim de que o jogo desenvolvido atendesse as necessidades da turma supracitada. Os dados e as conclusões finais sobre a intervenção evidenciaram que a aplicação do jogo foi bem recebida, demonstrando que as estratégias e ferramentas empregadas proporcionaram engajamento e um aprendizado eficaz através do uso da ludicidade. Em suma, essa pesquisa não deve ser considerada uma atividade isolada, mas sim parte de um processo contínuo de formação, no qual o aspecto lúdico é fundamental para a educação em Ciências, promovendo um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e dinâmico.
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