Metodologias Ativas: Sustentabilidade na Geração de Energia – Projeto de Construção de uma Termoelétrica com Estudantes do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1320Palavras-chave:
Metodologias ativas, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade, Geração de energiaResumo
As metodologias ativas são propostas baseadas no princípio teórico da autonomia, e que nos últimos tempos tem ganhado força no ambiente escolar, sendo utilizadas em diversas áreas. O presente trabalho tem o objetivo de utilizar metodologias ativas para ensinar conceitos de sustentabilidade e geração de energia aos alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia ativa aplicada a este trabalho se dá através de projetos, com ações interdisciplinares, essas ações baseadas no projeto STEAM que envolvem disciplinas com:(Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). O desenvolvimento de projetos aplicando a Abordagem STEAM proporciona ao estudante experiências vivenciadas na resolução de problemas envolvendo a investigação, compreensão do pensamento científico, crítico e criativo. Conclui-se que projetos como este são fundamentais para formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do futuro, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e geração de energia.
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