Dengue Attack: Aprendendo a combater o Aedes aegypti por meio de um jogo sério
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1349Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Game, Ensino, SaúdeResumo
O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor de doenças, como a dengue e o zika vírus. Essas doenças, transmitidas por sua picada, representam um grande desafio de saúde pública, sendo nos últimos anos motivo de preocupação para o Ministério da Saúde brasileiro. Pesquisas apontam que a persistência do problema é, em parte, devido à desinformação e ao desinteresse das pessoas. A educação em saúde é apresentada como uma estratégia fundamental para a prevenção e promoção da saúde, pois visa modificar conhecimentos, atitudes e estilos de vida, com base nos principais problemas identificados. Na promoção dessa educação, os jogos sérios têm se mostrado eficazes pela maneira lúdica e divertida de abordar temas importantes, facilitando o acesso a informações. Neste sentido, este artigo apresenta o desenvolvimento e a avaliação do jogo sério Dengue Attack, com o intuito de ensinar adolescentes sobre o combate ao mosquito, mostrando os principais focos de proliferação, como eliminá-los e a importância da vacinação contra a Dengue. Para o desenvolvimento do jogo pesquisou-se inicialmente acerca do tema. Em seguida, realizou-se o planejamento e a construção do jogo, por meio da ferramenta Godot. E ao final, uma versão do game foi disponibilizada para avaliação por alunos, com idade entre 14 e 16 anos, de uma instituição pública de ensino, utilizando o modelo avaliativo MEEGA+. Os resultados mostraram que o jogo teve uma boa aceitação pelos alunos e que pode ser utilizado para promover a sensibilização acerca dos riscos e das medidas preventivas contra as arboviroses causadas pelo mosquito.
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