Inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade segundo professores de Teresina-PI

Autores

  • Maria Helena Mendes de Abreu Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Franciela Félix de Carvalho Monte Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1238

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Inclusão, Anos Inicias, Docentes

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser compreendido, grosso modo, como um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza pela dificuldade de atenção, impulsividade e/ou hiperatividade. Assim sendo, muitas vezes está relacionado com dificuldades de aprendizagem, emocionais e sociais no ambiente escolar. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Teresina-PI para incluir estudantes com TDAH em sala de aula regular, bem como buscou compreender os desafios enfrentados pelos professores nesse processo. Para tanto, partindo-se de abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, foram aplicados questionários sociodemográficos e sobre TDAH a 46 professores. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 professores que declararam ter experiência com alunos com TDAH nos últimos dois anos. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo. Os principais resultados indicam que os professores utilizam diversas estratégias para incluir estudantes com TDAH, como adaptação de atividades, criação de rotinas, uso de recursos visuais e interativos, atenção individualizada e gerenciamento da ansiedade. No entanto, os professores enfrentam desafios como falta de apoio e recursos, turmas superlotadas, falta de apoio familiar, dentre outros. Por fim, destaca-se a necessidade de maior investimento em formação continuada para professores, disponibilização de materiais adaptados e suporte multiprofissional para garantir a inclusão efetiva de estudantes com TDAH.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Trad: Maria Inês Corrêa Nascimento, et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. L’Analyse de Contenu. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARKLEY, R. A. TDAH: transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Tradução Luis Reyes Gil. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BARKLEY, R. A. Vencendo o TDAH adulto. Porto Alegre: Artmed, 2023.

BEZERRA, M. F.; RIBEIRO, M. S. de S. Percepções e práticas de professores frente ao TDAH: uma revisão sistemática na literatura. Revista Intersaberes, 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 17, de 3 de julho de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 46, 17 ago. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB017_2001.pdf. Acesso em: 2 nov. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Atlas, 1988.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 2 nov. 2024.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília DF: Presidência da República, 2015.

BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Diário Oficial da União, publicado em: 01/12/2021, Edição: 225, Seção: 1, Página: 5, Dezembro, 2021.

BRITES, C. Como lidar com mentes a mil por hora: Entenda o TDAH de uma vez por todas e descubra como mentes hiperativas e desatentas podem ter uma vida bem-sucedida (Portuguese Edition). Editora Gente. Edição do Kindle.Copyright, 2021.

CAMPELO, T. R. F. et al. Notas sobre a história oficial do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade TDAH. Revista de Psicologia, 2022. DOI:https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3464.

CASTRO, C. X. L.; LIMA, R. F. de. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Revista Psicopedagógica. São Paulo, v. 35, n. 106, p. 61-72, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 set. 2023.

CONFORTINI, H.; MAIA, M. TDAH e Aprendizagem: um desafio para a educação. Perspectiva, Enechin. v. 39, n. 148, p. 73-84, dez. 2015.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Pesquisa de Métodos Mistos. Portuguese Edition. Edição do Kindle, 2013.

DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. 7. ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2019.

DONIZETTI, I. da S. TDAH e a importância de um diagnóstico correto. Educação, cognição e inclusão, Caderno Intersaberes, v. 11, n. 32. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2221. Acesso em: 23 ago. 2023.

FABIANO, G. A.; PELHAM, GW. E.; COLES, E. K.; GNAGY, E. M.; TUSCANO, A. C.; O’CONNOR, B. C. A meta-analysis of behavioral treatments for attention-deficit/hyperactivity disorder. Clinical Psychology Review,Vol. 29, 2,2009, 29-140.

FARAONE, S. V. et al Attentiondeficit/ hyperactivity disorder. Nature Reviews Disease Primers, v. 1, n. 15020, 2015.

HENRIQUES, T. Desafios da interseccionalidade às políticas de formação contínua de professor@s em Portugal. Interacções, v. 11, n. 37, 2016.

HEREDERO, E. S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum: Education, Maringá, v.32, n.2, p.193-208, 2010.

INSTITUTO NEUROSABER. Habilidades cognitivas: quais são as principais prejudicadas no TDAH?. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/habilidades-cognitivas-quais-sao-as-principais-prejudicadas-no-tdah/ Neurosaber. Acesso em: 8 set. 2023.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por que é? Como fazer?. São Paulo: Summus, 2015.

MATTOS, P. No Mundo da Lua: 100 Perguntas e respostas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Portuguese Edition. Autêntica Editora. 17. ed. Edição do Kindle, 2020.

MOURA LT, SILVA KPM. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 22, 216, 1-7, 2019.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 2 nov. 2024.

PACHECO, P. et al. Educação inclusiva: um diálogo com a educação básica a partir do ciclo de políticas. Revista Educação Especial, v. 32, 2019, p. 1-16. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/issue/view/1402. Acesso em: 22 jul. 2023.

PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A.Queiroz, 1990

POLANCZYK, G. V. et al. ADHD and mental health status in Brazilian school-age children. Journal of Attention Disorders, v. 19, n. 1, p. 11-17, 2015.

REIS, M. B. F. Diversidade e Inclusão: desafios emergentes na formação docente. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v, 8, n, 1, p. 1- 18, 2016. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/4731. Acesso em: 9 abr. 2023.

ROHDE, L. A. et al. Guia para Compreensão e Manejo do TDAH da World Federation of ADHD. Portuguese Edition: Artmed, 2019.

SANTOS, Cassiane dos et al. Conhecimento e práticas pedagógicas de docentes sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Universidade Paranaense-Unipar,

Francisco Beltrão-PR-Brasil. Revista Educação em Saúde, v. 8, n. 1, p. 35-49, 2020.

SILVA, S. B. da; DIAS, M. A. D. TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula. Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.4, p. 105- 114, nov./dez. 2014.

SPERAFICO, Y. L. S., PISACCO, N. M. T., ROHDE, L. A. P., NOGUES, C. P., & DORNELES, B. V.. (2021). Desempenho em Aritmética de Estudantes com e sem Sintomas de TDAH. Psico-usf, 26(4), 645–657. https://doi.org/10.1590/1413-82712021260404

UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha: UNESCO, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 2 nov. 2024.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 2 nov. 2024.

ZIESMANN, C. I. et al. A gestão, o processo de inclusão e as políticas educacionais: possibilidades e inviabilidades no cenário brasileiro. Revista Pedagógica (Chapecó), v. 24, n. 24, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/index. Acesso em: 24 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-05

Como Citar

ABREU, Maria Helena Mendes de; FÉLIX DE CARVALHO MONTE, Franciela. Inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade segundo professores de Teresina-PI. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 342–358, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1238. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1238. Acesso em: 8 abr. 2025.