Letramento estatístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tendências na produção científica brasileira usando a Análise Estatística Implicativa

Autores

  • Leandra Tamiris de Oliveira Lira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0009-0007-0593-977X
  • Vladimir Lira Véras Xavier de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1126

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Pesquisa bibliográfica, software CHIC®

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as tendências na produção científica brasileira acerca do Letramento Estatístico (LE) nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da Análise Estatística Implicativa (ASI). Para tanto, recorremos à pesquisa bibliográfica sistemática que contou com a busca, no período de 2013 a 2023, por artigos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e por teses e dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Um total de 34 trabalhos foram selecionados para compor nossa amostra. Os dados foram tratados utilizando a estatística descritiva e a Análise Estatística Implicativa (ASI) com auxílio do software CHIC® (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva, versão 7.0, 2014). Na ASI, utilizamos o grafo implicativo para analisar as relações de implicação entre as variáveis, possibilitando identificar as principais tendências nas pesquisas sobre Letramento Estatístico nos anos iniciais. Desse modo, verificou-se uma concentração das produções científicas na Região Nordeste, com uma forte tendência de pesquisas voltadas para a formação de professores e metodologias que contam com o uso de testes diagnósticos como instrumento para construção dos dados.

Biografia do Autor

Leandra Tamiris de Oliveira Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialização em docência educacional e gestão escolar pela Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na linha de pesquisa didática de conteúdos específicos área ensino das ciências.

Vladimir Lira Véras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pós-Dourado (2021-22) no laboratório ICAR - Universidade Lumière Lyon 2 (França). Possui doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Sciences de lÉducation pela Universidade Lumière Lyon 2. Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa expressão gráfica, educação matemática, educação estatística, Análise Estatística Implicativa no ensino das Ciências e Matemática. Coordenador do projeto de pesquisa A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Líder do grupo de pesquisa "a Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no ensino de Ciências e Matemática" (UFRPE/CNPQ), membro do grupo de pesquisa "Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática".

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

LIRA, Leandra Tamiris de Oliveira; ANDRADE, Vladimir Lira Véras Xavier de. Letramento estatístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tendências na produção científica brasileira usando a Análise Estatística Implicativa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 170–188, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1126. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1126. Acesso em: 19 abr. 2025.