Letramento estatístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tendências na produção científica brasileira usando a Análise Estatística Implicativa
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1126Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Pesquisa bibliográfica, software CHIC®Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as tendências na produção científica brasileira acerca do Letramento Estatístico (LE) nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da Análise Estatística Implicativa (ASI). Para tanto, recorremos à pesquisa bibliográfica sistemática que contou com a busca, no período de 2013 a 2023, por artigos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e por teses e dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Um total de 34 trabalhos foram selecionados para compor nossa amostra. Os dados foram tratados utilizando a estatística descritiva e a Análise Estatística Implicativa (ASI) com auxílio do software CHIC® (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva, versão 7.0, 2014). Na ASI, utilizamos o grafo implicativo para analisar as relações de implicação entre as variáveis, possibilitando identificar as principais tendências nas pesquisas sobre Letramento Estatístico nos anos iniciais. Desse modo, verificou-se uma concentração das produções científicas na Região Nordeste, com uma forte tendência de pesquisas voltadas para a formação de professores e metodologias que contam com o uso de testes diagnósticos como instrumento para construção dos dados.
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