A (neuro)diversidade na escola contemporânea: reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e seus desafios

Autores

  • Luciene Nunes dos Santos de Oliveira Secretaria de Educação de Campo Formoso-BA
  • Maria Edineide Souza de Oliveira Secretaria de Educação de Campo Formoso-BA
  • Mateus Breno Campos de Carvalho Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Jailson Ferreira da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Rosilene Sousa Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1351

Palavras-chave:

inclusão educacional, diversidade, formação docente, práticas pedagógicas, legislação

Resumo

Este artigo discute os desafios da inclusão educacional no contexto da escola contemporânea, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas que atendam à diversidade dos alunos. A pesquisa utiliza uma abordagem teórico-reflexiva, analisando a legislação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Brasileira de Inclusão, e sua relação com a realidade escolar. Os resultados indicam que, apesar dos avanços legais, a formação inadequada dos professores, a sobrecarga de trabalho e a resistência a mudanças pedagógicas ainda são barreiras significativas para a inclusão efetiva. O estudo sugere que a superação dessas dificuldades requer um comprometimento coletivo de educadores, gestores e políticas públicas que promovam um ambiente escolar acolhedor e equitativo. Além disso, propõe estratégias para garantir recursos adequados e formação contínua para os docentes, visando uma educação que respeite as singularidades dos estudantes.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

OLIVEIRA, Luciene Nunes dos Santos de; OLIVEIRA , Maria Edineide Souza de; CAMPOS DE CARVALHO, Mateus Breno; FERREIRA DA SILVA, Jailson; OLIVEIRA , Rosilene Sousa. A (neuro)diversidade na escola contemporânea: reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e seus desafios. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 58–70, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1351. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1351. Acesso em: 8 abr. 2025.