Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica: Reflexões Docentes no Contexto do Curso Técnico em Mecânica

Autores

  • Stênio de Castro Ribeiro II Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0002-7584-5230

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.1082

Palavras-chave:

Aulas Práticas, Prática Docente, Técnico em Mecânica, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo teve como objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas associadas às aulas práticas desenvolvidas pelos docentes no curso Técnico em Mecânica da <ocultado para avaliação>. O seu desenvolvimento foi motivado pela carência de pesquisas que versem a respeito as práticas docentes na condução das aulas práticas na Educação Profissional e Tecnológica para que possa servir e ser considerada ou utilizada por docentes em sua atividade. Para tanto, um estudo exploratório com docentes baseado em entrevistas e grupo focal foi desenvolvido em relação da importância da relação teoria e prática e da identificação de como eles, em suas realidades, se organizam. Os resultados do estudo permitiram observar, por exemplo, que a existência de dificuldades para a realização do planejamento curricular das aulas práticas encontra-se fortemente associadas à falta de infraestrutura, desconhecimento dos documentos norteadores, assim como a ausência de formação pedagógica. Além disso, o estudo permitiu sistematizar atividades para aulas práticas direcionadas ao planejamento, ao ensino e à avaliação, fornecendo assim, um caminho sugestivo que pode ser adotado por diferentes docentes nesse ou em outros campos do conhecimento no universo da Educação Profissional e Tecnológica

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Publicado

2024-06-08

Como Citar

RIBEIRO II, S. de C. .; MELO FILHO, I. J. de. Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica: Reflexões Docentes no Contexto do Curso Técnico em Mecânica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1119–1137, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.1082. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1082. Acesso em: 27 jul. 2024.