O impacto do uso recreativo de dispositivos e mídias digitais no desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1371Palavras-chave:
aprendizagem, desenvolvimento da criança, excesso de telas, tecnologiaResumo
As ferramentas digitais de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano de adultos e crianças. Observa-se que, em geral, o uso dessas tecnologias tem caráter predominantemente recreativo, voltado ao entretenimento, lazer e diversão. No caso dos adultos, também são frequentemente utilizadas para fins acadêmicos e profissionais. Já a introdução das crianças a essas tecnologias, ocorre de forma cada vez mais precoce e, muitas vezes, de maneira excessiva, considerando o tempo em que permanecem expostas às telas e imersas no ambiente virtual. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais no desenvolvimento cognitivo, motor e social de crianças. Buscou-se analisar as influências dos dispositivos e mídias digitais, suas motivações de uso e suas contribuições ou prejuízos para o desenvolvimento desses indivíduos. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, baseada na análise de artigos publicados em periódicos especializados. Foram utilizadas produções que abordam as implicações do uso de tecnologias por crianças e as consequências observadas em seu desenvolvimento. Como referencial teórico, destacam-se autores como Maragni (2022), Mendonça (2022), Desmurget (2021), Oliveira e Cruz (2022) e Passos (2021). Após uma análise aprofundada, concluiu-se que a exposição precoce e prolongada das crianças às telas, em detrimento da vivência no mundo físico, pode resultar em atrasos no desenvolvimento da fala, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), sedentarismo e dificuldades nas interações sociais, além de outros problemas.
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