Promoção de saúde mental no ambiente escolar: desafios e estratégias em duas realidades brasileiras

Autores

  • Renata Louise Ferreira Lemos Universidade de Pernambuco (UPE) https://orcid.org/0000-0002-5877-9008
  • Nadja Maria dos Santos Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Marianne Louise Marinho Mendes Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Flávia Emília Cavalcante Fernandes Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Cristhiane Maria Bazílio de Omena Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1332

Palavras-chave:

educação, adolescentes, políticas públicas de saúde, higiene mental

Resumo

A saúde mental envolve bem-estar que transcende a ausência de transtornos mentais e inclui aspectos físicos, hormonais e sociais, especialmente na adolescência. Durante essa fase, condições como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, autismo e distúrbios alimentares são comuns e podem ser agravados por estresse, bullying e problemas familiares. O estudo em tela trata-se de uma revisão bibliográfica e pesquisa documental para investigar a promoção da saúde mental nas escolas em duas regiões brasileiras. Foram analisadas leis nacionais e artigos científicos publicados entre 2019 e 2023. Após a triagem, 10 leis e 10 artigos foram incluídos, fornecendo uma base para discutir o papel da escola no bem-estar dos estudantes e a importância da saúde mental no ambiente educacional. A escola, por sua vez, é um espaço de fundamental importância para promover a saúde mental, servindo como local de prevenção e apoio. O Programa Saúde na Escola, criado pelo governo brasileiro, visa integrar saúde e educação para apoiar o bem-estar dos estudantes. No entanto, sua implementação varia, e desafios como falta de estrutura afetam sua eficácia. Nas regiões Nordeste e Sudeste, leis buscam garantir apoio psicológico nas escolas, mas a aplicação dessas políticas encontra barreiras. A promoção da saúde mental nas escolas exige um esforço conjunto de governos, educadores e comunidades, sendo essencial adaptar as políticas públicas às realidades locais para garantir que todos os alunos tenham suporte adequado e vivam em ambientes que promovam seu bem-estar mental.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

LEMOS, Renata Louise Ferreira; SANTOS, Nadja Maria dos; MENDES, Marianne Louise Marinho; FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante; OMENA, Cristhiane Maria Bazílio de. Promoção de saúde mental no ambiente escolar: desafios e estratégias em duas realidades brasileiras. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 136–151, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1332. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1332. Acesso em: 8 abr. 2025.