Critérios para divisão de recursos financeiros e orçamentários na execução da Política de assistência estudantil em instituições da rede federal de educação:

uma revisão sistemática de literatura

Auteurs

  • Evicaline dos Santos Rocha IFSertãoPE
  • Francisco Kelsen de Oliveira IFSertãoPE

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i3.781

Mots-clés :

Assistência estudantil, Divisão de recursos, Recursos financeiros e orçamentários, Revisão Sistemática de literatura

Résumé

A política de assistência estudantil, regulamentada com base no Decreto 7.234/2010 que trata do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), consiste em uma estratégia para garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em instituições federais de ensino, de forma a minimizar efeitos das desigualdades sociais e culturais e reduzir os níveis de retenção e evasão, de forma a garantir a conclusão do curso com êxito. Este trabalho visa ampliar o conhecimento referente à temática da divisão de recursos financeiros e orçamentários para execução da política de assistência estudantil, especialmente na oferta dos auxílios. A análise justifica-se considerando que o cenário atual evidencia uma insuficiência de recursos que resulta no não atendimento a todas as áreas propostas pelo programa e não alcança a todos os estudantes que têm perfil para acessá-la. Realiza-se uma revisão sistemática de literatura a partir de 06 bases de pesquisas, reunindo os materiais que satisfaçam as perguntas motivadoras e atendam a delimitação temporal de 2008 a 2023. Pode-se concluir que a temática da divisão de recursos na execução da política de assistência estudantil, especialmente no contexto dos Institutos Federais, ainda demanda novos estudos, sendo consenso entre os autores que há uma insuficiência de recursos acentuada com os recentes contingenciamentos e cortes orçamentários promovidos nos últimos governos.

Biographie de l'auteur

Evicaline dos Santos Rocha, IFSertãoPE

Servidora do IFSertãoPE

Références

ANJOS, N. B. Tira a mão da minha assistência estudantil: movimento estudantil em tempos de cortes orçamentários. In: 16° Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, Brasília, 2019. Disponível em: https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/245/240. Acesso em: 18/09/2023.

ARAÚJO, A. C. S.; OLIVEIRA, F. K. Análise comparativa das ferramentas de tradução português Libras: Comparative analysis of Portuguese/BSL translation technological tools. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/397. Acesso em: 12 out. 2023.

ARAÚJO, A. C. S.; OLIVEIRA, F. K. de. Revisão Sistemática da Literatura sobre Tecnologias digitais de informação e comunicação de tradução do par linguístico Português Libras. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 286–299, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.305. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/305. Acesso em: 12 out. 2023.

BRASIL Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 10/05/2023.

COSTA, M. G. N. da .; OLIVEIRA, F. K. de . A prática docente de professores não licenciados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 512–523, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i3.36. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/36. Acesso em: 12 out. 2023.

CUNHA, M. S, et al. Políticas de Assistência Estudantil, no contexto da pandemia do Covid-19, para permanência discente. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, e187722, 2022.

GOIN, M.; MIRANDA, A. de M. Atribuições privativas, estudo socioeconômico e serviço social: o trabalho profissional na assistência estudantil. Revista Katálysis, 25(2), p. 415–424, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/wGY3qxCbhNp4Gp9L47BhVnf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10/10/2023.

MACHADO, Yane Ferreira; DE OLIVEIRA, Francisco Kelsen. Orientação profissional, gamificação e educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 108-126, 2018. DOI: 10.36524/profept.v3i1.380. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380. Acesso em: 1 jan. 2023.

MARQUES, C. R.; FERREIRA, S. L. Política de assistência estudantil no IFSP - Campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na educação profissional técnica de nível médio. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 125-141, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1522. Acesso em: 18/09/23.

MELO, E. C.; BAX, M. P.; MARQUES, Y. B. Visualização dos dados de candidatos a auxílios socioeconômicos em grafos: estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 11, p. 1-11, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/Uso%20Pessoal/Downloads/82607-338720-1-PB.pdf. Acesso em: 10/10/2023.

MORAES, A. dos S.; ALMEIDA, J. S. Cortes orçamentários e contingenciamentos de recursos da educação: Impactos na política de assistência estudantil do instituto Federal Baiano, Campus Senhor do Bonfim. EPT em revista, v. 7, n. 1, p. 111–130, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36524/profept.v7i1.1340. Acesso em: 18/09/23.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Revisão sistemática da literatura. Métodos e pesquisas em Educação, v. 1, p. 164, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 376.

PAULINO JÚNIOR, J. W.; OLIVEIRA, F. K. Pensamento computacional com ênfase no ensino de Lógica de programação: revisão sistemática de literatura: Computational thinking with emphasis on teaching programming logic: systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.396. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/396. Acesso em: 12 out. 2023.

REIS, E. M. C.; GONÇALVES, A. O. Programa de promoção à permanência: perfil dos discentes do instituto federal de ciência e tecnologia de brasília. Holos, [S. l.], v. 3, p. 379–394, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4044. Acesso em 08/09/2023.

SANTOS, S. R. dos; et al. Políticas de assistência estudantil e permanência de estudantes na pandemia: reflexões a partir da experiência do IFN–Campus Natal Central. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 167-192, jul./dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/65467/1/2021_art_srsantosccdrago.pdf. Acesso em: 10/10/2023.

SILVA, GILMAR HERCULANO; OLIVEIRA, F. K. Pensamento Computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: Uma revisão sistemática de literatura: Computational Thinking and STEAM in an interdisciplinary perspective with mathematics and informatics: A systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/399. Acesso em: 12 out. 2023.

SILVA, G. G.; OLIVEIRA, F. K. de. Material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 335–343, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.308. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/308. Acesso em: 12 out. 2023.

SILVA, C. E. C.; SILVA, K. N. P. A política de assistência estudantil do IFPE: conhecendo os programas e a definição orçamentária no campus Pesqueira. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v.10, n° 19, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2318133848536. Acesso em: 08/10/23.

Téléchargements

Publiée

2023-12-29

Comment citer

ROCHA, E. dos S.; OLIVEIRA, F. K. de. Critérios para divisão de recursos financeiros e orçamentários na execução da Política de assistência estudantil em instituições da rede federal de educação:: uma revisão sistemática de literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 682–698, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i3.781. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/781. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Multidisciplinar - Artigos