A prática docente de professores não licenciados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i3.36

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Demandas formativas, Professores não-licenciados, Políticas de formação docente

Resumo

O interesse por estudos sobre a formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem aumentado na última década. Parte das publicações, voltadas a essa temática, tem como foco os saberes docentes, as demandas formativas e a constituição da identidade do professor, em especial os bacharéis e tecnólogos, visto que além dos conhecimentos técnicos, específicos de sua formação, os professores precisam apresentar o domínio das questões pedagógicas e didáticas, próprias do trabalho da sala de aula. Dessa forma, este artigo busca identificar quais as principais dificuldades enfrentadas por docentes não licenciados nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) à EPT, suas demandas formativas e os registros de políticas de formação do quadro docente da EPT a partir de uma revisão sistemática de literatura (RSL). Para isso, utilizou-se o processo de RSL, no qual foram analisados artigos científicos publicados entre 2008 e 2020 com relevância vinculada a esta pesquisa. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de políticas públicas voltadas à instituição e ao estímulo de formações pedagógicas do quadro docente da EPT, principalmente dos profissionais egressos dos cursos de bacharelado e de tecnologias.

Biografia do Autor

Francisco Kelsen de Oliveira, IFSertãoPE

Doutor em Ciência da Computação (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Computação Aplicada (2010), Especialista em Gestão de Projetos (2012) e graduação em Licenciatura em Matemática (2007) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Tutoria em Educação a Distância (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Bacharel em Sistemas de Informação (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Técnico em Informática (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) e subsequente em Técnico de Informática e curso de graduação de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Atua também como editor chefe do periódico científico Semiárido De Visu e como coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IF Sertão-PE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software, Software Livre e Tecnologia Educacional, além de atuar nas áreas de Educação a Distância, Educação Matemática e Recursos Educacionais Abertos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET), vice-líder do grupo de pesquisa em Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE) e integrante do Grupo de Estudos Avançados em Informática (GEASI).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

COSTA, M. G. N. da .; OLIVEIRA, F. K. de . A prática docente de professores não licenciados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 512–523, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i3.36. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/36. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos