Recursos Educacionais Digitais Gamificados para Aprendizagem de Química

Autores

  • Ellen Moreira Brandão IFSertão-PE
  • Felipe Omena marques alves IF Sertão-PE
  • Alex Sandro Gomes UFPE
  • Hugo Borba Mello UFPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.599

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Digitais, gamificação, Química, processo de aprendizagem

Resumo

A gamificação tem sido utilizada como uma estratégia para promover a aprendizagem de estudantes. Os recursos educacionais digitais têm contribuído para um maior interesse dos jovens por meio de recursos lúdicos e técnicas de engajamento. Este artigo realiza uma revisão bibliográfica de recursos educacionais digitais gamificados voltados ao ensino de Química para o Ensino Médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa no serviço de distribuição digital Play Store, utilizando os termos “Jogo Química” na categoria “app e jogos”, em que foram selecionados, conforme os critérios estabelecidos, 7 recursos educacionais digitais. Os resultados obtidos apresentam, em sua maioria, abordagens para memorização dos elementos da tabela periódica. São comuns recursos que favorecem a motivação, em que a retenção é dada por meio de pontuações e ranking. Através de técnicas interativas e por sistemas de competição, os usuários são estimulados a continuar com a prática. Portanto, este artigo apresenta recomendações de recursos educacionais digitais que contribuem para a aprendizagem da matéria, sobretudo aos que tem interesse em se preparar para o Enem.

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Publicado

2024-06-08

Como Citar

BRANDÃO, E. M.; ALVES, F. O. marques .; GOMES, A. S.; MELLO, H. B. Recursos Educacionais Digitais Gamificados para Aprendizagem de Química. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1138–1153, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.599. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/599. Acesso em: 13 jun. 2024.