Estratégias de educação ambiental para o alcance da sustentabilidade em ambiente corporativo

Autores

  • Alessandro Menezes de Brito Universidade do Estado da Bahia
  • Ricardo José Rocha Amorim Universidade do Estado da Bahia
  • Dinani Gomes Amorim Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i3.451

Palavras-chave:

Práticas Sustentáveis, Resíduos, Revisão Sistemática, Meio Ambiente

Resumo

No decorrer das últimas décadas o ser humano vem evoluindo tecnologicamente, mas, em contrapartida, também vem exibindo um padrão de consumo predatório no desdobramento do seu cotidiano, resultando em impactos negativos e diretamente aos recursos naturais. O objetivo deste artigo é abordar de forma concisa as estratégias adotadas por algumas empresas na prática da educação ambiental, como forma de levar os funcionários a buscar soluções para as problemáticas que se deparam no dia a dia. O método utilizado foi à revisão sistemática da literatura nas línguas portuguesa e inglesa, utilizando-se de quatro bases de dados: Scielo, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico. A partir, das pesquisas foram selecionados 18 artigos principais para o amparo literário após os critérios de inclusão e exclusão, e posteriormente, as suas análises. Analisaram-se artigos e trabalhos com relevância científica com até 15 anos de publicação, e observou-se que para promover efetivamente programas ambientais nas empresas, independente das áreas delas ou dos espaços na qual elas interagem, sejam estes, urbanos e/ou rurais, é necessário promover o desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento sobre a temática, bem como, boas atitudes para melhorar a qualidade do meio ambiente, consequentemente, as estratégias de educação ambiental podem ser alcançadas com êxito.

Biografia do Autor

Alessandro Menezes de Brito, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Ecologia Humana pela UNEB, Mestre em Políticas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (1997). Atualmente é funcionário público concursado da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, qualidade de vida, motivação, formação de talentos e vendas.

Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, linha Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Representação de Conhecimento e Engenharia de Software. Também, atua na área de Informática na Educação, com ênfase em Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Objetos de Aprendizagem, Learning Design e Analíticos de Aprendizagem. Orienta trabalhos de mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação e Informática na Educação. Participa de corpo editorial e como revisor de periódicos e conferências internacionais. 

Dinani Gomes Amorim, Universidade do Estado da Bahia

raduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computaçao. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo nº 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB/DCH) e do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB/DTCS) .Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

BRITO, A. M. de; AMORIM, R. J. R.; AMORIM, D. G. Estratégias de educação ambiental para o alcance da sustentabilidade em ambiente corporativo. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 649–662, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i3.451. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/451. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Multidisciplinar - Artigos