Gestão de Espaços Pedagógicos e Laboratório de Produção Escrita

Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Francisca Kátia Albuquerque de Pinho Vieira Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro https://orcid.org/0009-0009-2827-3485
  • Kélvya Freitas Abreu Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE
  • Handherson Leyltton Costa Damasceno Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.1018

Palavras-chave:

Ambientes Educativos, Laboratório de Redação, Ensino Médio Integrado

Resumo

O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL – sobre a organização e gestão de espaços pedagógicos e laboratório de produção escrita no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. Este trabalho tem como objetivo ampliar o estudo acerca da importância da gestão de ambientes educativos dedicados à produção textual dos estudantes, explorando suas implicações educacionais e pedagógicas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma metodologia sistemática de busca, seleção e análise de estudos relevantes, na Plataforma Sucupira, com delimitação temporal de 2008 a 2023 no intuito de reunir materiais que permitissem a expansão dos conhecimentos sobre a temática. Dentre as publicações encontradas na base listada, poucas atendiam aos critérios estabelecidos para esta pesquisa.  Após a análise dos artigos percebemos que o tema é pouco explorado, o que justifica ainda mais nosso estudo. Por fim, a RSL destaca lacunas na pesquisa atual e sugere direções futuras, como estudos que investiguem a importância da gestão escolar na organizaçãoespaços pedagógicos como o laboratório de escrita.

 

Biografia do Autor

Francisca Kátia Albuquerque de Pinho Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro

Discente do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IF Sertão, Campus Salgueiro, PE, Brasil. Licenciada em Letras (Português - Inglês) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Ceará. E-mail: francisca.katia@aluno.ifesertao-pe.edu.br

Kélvya Freitas Abreu, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mestre em
Linguística (2011) e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará
(UFC/2008). E-mail: kelvya.freitas@ifsertao-pe.edu.br

Handherson Leyltton Costa Damasceno, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

Doutor e Mestre em Educação pela UFBA. Licenciado em Pedagogia (UEFS) e em Letras – Português (Centro Universitário Claretiano). Professor do IF Sertão PE – Campus Salgueiro. E-mail: handherson.damasceno@ifsertao-pe.edu.br

 

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

ALBUQUERQUE DE PINHO VIEIRA, F. K.; FREITAS ABREU, K.; COSTA DAMASCENO, H. L. . Gestão de Espaços Pedagógicos e Laboratório de Produção Escrita: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.1018. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1018. Acesso em: 27 jul. 2024.