Identidade surda e literatura em Libras: uma relação fundamental

Autores

  • Vitoria Jennyfe Alves Marcelino Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Rita Daniely de Moura Silva Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Rodrigo Ueslei do Nascimento Silva Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FAESPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1304

Palavras-chave:

literatura em Libras, identidades surdas, educação de surdos

Resumo

A literatura desempenha um papel fundamental promovendo a expressão cultural e experiências humanas. Apesar disso, existem barreiras que dificultam o aprendizado. A literatura em Libras não apenas favorece a comunicação e a cognição, mas também é essencial para a formação da identidade surda. O contato precoce é crucial para que crianças surdas desenvolvam habilidades linguísticas e sua identidade. Este trabalho analisa a importância da literatura em Libras, categorizando as obras em traduzidas, adaptadas e criadas, destacando sua relevância para a
inclusão e representatividade da cultura surda. Além disso, a pesquisa também aborda as diversas identidades surdas. Para entender o impacto da literatura na vida de sujeitos surdos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada na visão de Gil (2017). Como referencial teórico e metodológico, foram analisadas as principais obras sobre a Literatura surda, utilizando Mourão, (2011, 2016). Uma tabela foi criada para sistematizar obras literárias em Libras. Sutton-Spence (2021) foi utilizada para abordar a literatura em Libras. Para a cultura surda Strobel (2016) e a importância na construção identitária Costa, (2022). O estudo explora tipos de obras em Libras e identidades surdas. Objetivo foi analisar barreiras que limitam o envolvimento dos surdos com a literatura que é crucial para o autoconhecimento, a construção da identidade e o desenvolvimento linguístico de crianças surdas. como resultado as obras promovem representatividade, ajudando essas crianças a se tornarem protagonistas de suas histórias e defensoras de seus direitos. O apoio tanto da família como da escola é fundamental para esse desenvolvimento.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

ALVES MARCELINO, Vitoria Jennyfe; DE MOURA SILVA, Rita Daniely; DO NASCIMENTO SILVA, Rodrigo Ueslei. Identidade surda e literatura em Libras: uma relação fundamental. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 216–231, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1304. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1304. Acesso em: 8 abr. 2025.