Identidade surda e literatura em Libras: uma relação fundamental
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1304Palavras-chave:
literatura em Libras, identidades surdas, educação de surdosResumo
A literatura desempenha um papel fundamental promovendo a expressão cultural e experiências humanas. Apesar disso, existem barreiras que dificultam o aprendizado. A literatura em Libras não apenas favorece a comunicação e a cognição, mas também é essencial para a formação da identidade surda. O contato precoce é crucial para que crianças surdas desenvolvam habilidades linguísticas e sua identidade. Este trabalho analisa a importância da literatura em Libras, categorizando as obras em traduzidas, adaptadas e criadas, destacando sua relevância para a
inclusão e representatividade da cultura surda. Além disso, a pesquisa também aborda as diversas identidades surdas. Para entender o impacto da literatura na vida de sujeitos surdos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada na visão de Gil (2017). Como referencial teórico e metodológico, foram analisadas as principais obras sobre a Literatura surda, utilizando Mourão, (2011, 2016). Uma tabela foi criada para sistematizar obras literárias em Libras. Sutton-Spence (2021) foi utilizada para abordar a literatura em Libras. Para a cultura surda Strobel (2016) e a importância na construção identitária Costa, (2022). O estudo explora tipos de obras em Libras e identidades surdas. Objetivo foi analisar barreiras que limitam o envolvimento dos surdos com a literatura que é crucial para o autoconhecimento, a construção da identidade e o desenvolvimento linguístico de crianças surdas. como resultado as obras promovem representatividade, ajudando essas crianças a se tornarem protagonistas de suas histórias e defensoras de seus direitos. O apoio tanto da família como da escola é fundamental para esse desenvolvimento.
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