Aprendizagem significativa como princípio norteador que subsidia a ação docente, sob o enfoque das teorias de Novak e Gowin

Autores/as

  • Francicleide Geremias da Costa Souza IFSertãoPE
  • Elineide Pereira Oliveira IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Ricardo de Andrade Araújo IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.93

Palabras clave:

Mapas conceituais, aprender, prática docente, Diagrama V

Resumen

As teorias educacionais de ensino e aprendizagens têm relevância para prática pedagógica ao proporem novas metodologias que subsidiam a ação docente na perspectiva da aprendizagem significativa. Partindo desse pressuposto, o presente estudo, tem como objetivo relacionar as teorias dos mapas conceituais e do diagrama V ao conceito de Aprendizagem significativa associando-as à prática docente. Para isso, buscou-se em três bases de dados Scielo, Portal da Capes, Google Acadêmico artigos que abordam as experiências da aplicabilidade e técnica de mapas conceituais como também o “Vê” do Conhecimento na ação do ensino e do aprender. Os descritores: mapas conceituais, aprender, prática docente, Diagrama V, permitiram o estudo de 34 artigos. Percebeu-se que a partir dos anos 70, as novas maneiras de organizar as ideias como propostas para o ensino e aprendizagem tornaram-se referência para a efetiva aprendizagem significativa, dando suportes sustentáveis na forma do aprender a aprender. Sendo assim o debate em questão tem motivado a flexibilização da didática e está distante de ser esgotado pelo fato de compreendermos como inovação para melhor desempenho nas salas de aulas.

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

SOUZA , F. G. da C.; OLIVEIRA , E. P. .; OLIVEIRA , C. A. de .; ARAÚJO , R. de A. . Aprendizagem significativa como princípio norteador que subsidia a ação docente, sob o enfoque das teorias de Novak e Gowin. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 194–205, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.93. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/93. Acesso em: 22 dic. 2024.