Um relato de experiência: A importância e as contribuições dos programas de iniciação à docência e da residência pedagógica na formação docente

An experience report: The importance and the contributions of the initiation to teaching programs and of the pedagogical residence in the teaching formation

Autores

  • Cristiano Cavalcanti Coelho
  • DEBORA SANTOS CARVALHO DOS ANJOS IF SERTÃO-PE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.415

Palavras-chave:

Formação docente, programas, experiência, contribuições.

Resumo

O processo de formação docente é um tema central entre estudos envolvidos na área da educação e ensino na sociedade brasileira na atualidade. Com isso, foram criados o PIBID e o PRP para incentivar e valorizar a formação de professores para atuar na Educação Básica, fortalecendo principalmente o ensino nas áreas da Física, Química, Matemática e Biologia. Dessa forma, este artigo objetivou o compartilhamento das experiências, das vivências e dos saberes adquiridos durante a participação deste discente nos programas de formação docente, ao longo dos anos (2018-2022), durante a sua formação no curso de licenciatura em química do Campus Petrolina, IFSertãoPE. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, um estudo descritivo e reflexivo, sendo a pesquisa descritiva constituída de registros e descrições de características dos fatos observados pelo pesquisador sem quaisquer interferências nos fenômenos. Foram traçados os históricos do PIBID e PRP no IFSertãoPE e relatadas as experiências vividas durante esses programas em projetos realizados envolvendo os seguintes temas geradores: rótulos de embalagens de alimentos, lixo, medicamentos, alimentos e educação ambiental. Diversas metodologias ativas foram trabalhadas como a Experimentação, Gamificação e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Os programas oportunizaram vivenciar a teoria e a prática da profissão docente, ainda durante a formação do curso, evidenciando a sua importância na formação do perfil profissional. Destaca-se à adaptação necessária ao ambiente da sala de aula e ao ensino remoto emergencial, como pontos desafiadores. Portanto, salienta-se a importância significativa que o PIBID e o PRP trouxeram para a minha formação inicial como docente na área de Química, à medida que a vivência em sala de aula foi um forte estímulo a seguir a carreira de educador e a compreender as diversidades presentes no ambiente escolar.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

CAVALCANTI COELHO, C. .; ANJOS, D. S. C. D. Um relato de experiência: A importância e as contribuições dos programas de iniciação à docência e da residência pedagógica na formação docente : An experience report: The importance and the contributions of the initiation to teaching programs and of the pedagogical residence in the teaching formation. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 541–565, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.415. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/415. Acesso em: 3 out. 2024.