Currículo e formação omnilateral da formação docente em nível Médio do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.414Palavras-chave:
Formação docente, Omnilateralidade, currículoResumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar uma análise da proposta curricular da formação docente em nível Médio do Rio de Janeiro buscando um diálogo entre o currículo mínimo e a formação integral voltada para emancipação e cidadania. Tal proposição requer pensar além da superficialidade dos documentos curriculares a serem modalmente utilizados, para uma apropriação consciente e transformadora das práticas efetivas em compromisso político com a emancipação social que considere o sujeito em sua integralidade. Para o entendimento da formação docente integral e
currículo essa proposta dialogará segundo os teóricos como Freire, Sussekind, Ferraço, Antunes, Demo, entre outros autores. O trabalho possui como referencial teórico-epistemico e metodológico, além do currículo mínimo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no que tange os processos de (des)construção e possibilidade do currículo mínimo como base norteadora de uma formação docente integral e emancipadora. Visto por uma perspectiva que promova a construção do homem omnilateral em seus aspectos: intelectual, físico e tecnológico, buscando uma superação da dicotomia entre formação intelectual e físico e entre teoria e prática.
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