Indicativos para o Suporte ao Docente Direcionadas às Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica

Indicatives for teaching support directed to practical classes in professional and technological education

Autores

  • Stênio de Castro Ribeiro II Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Rosângela Saraiva Carvalho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • José Reginaldo Gomes de Santana
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0002-7584-5230

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.616

Palavras-chave:

Prática Docente, Relação Teoria e Prática, Aulas Práticas, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de identificar indicativos para a prática docente relacionados às aulas, atividades ou experiências práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O desenvolvimento deste estudo foi motivado pela carência de um direcionamento ou indicação sistematizada a ser considerada para esse fim. O referencial teórico que norteou a investigação baseia-se na prática docente em termos de planejamento, ensino e avaliação. Na relação teoria e prática na EPT com o propósito de identificar e compreender as suas propriedades.  Especificamente em relação às orientações para o suporte docente direcionado às aulas, atividades ou experiências práticas na EPT, observou-se que o planejamento curricular, a comunicação entre professor e aluno, as modalidades didáticas, o ambiente e a avaliação como os principais indicativos presentes na literatura e estão em conformidade com os diferentes eixos de conhecimento da EPT. Tanto as propriedades identificadas quanto os indicativos encontrados podem oferecer ao docente uma orientação relevante para estabelecer em seu planejamento associados especificamente as aulas práticas, possibilitando assim, um processo de ensino e aprendizagem no contexto da EPT criativo, eficiente, engajador e integrado ao mundo do trabalho.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

RIBEIRO II, S. de C. .; CARVALHO, R. S.; MELO, R. M. de .; SANTANA, J. R. G. de .; MELO FILHO, I. J. de. Indicativos para o Suporte ao Docente Direcionadas às Aulas Práticas na Educação Profissional e Tecnológica: Indicatives for teaching support directed to practical classes in professional and technological education. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 355–381, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.616. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/616. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos