Atuação pedagógica de professores em cursos de Licenciatura em Matemática

perspectivas e desafios para ensinar a docência

Autores

  • Francisco José de Lima IFCE campus Cedro
  • Bruna Gonçalves IFCE campus Cedro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.767

Palavras-chave:

Práticas formativas, Professores formadores, Licenciatura em Matemática, Formação inicial

Resumo

Pensar sobre a escola que desejamos para o futuro, que já se faz presente, convida a repensar sobre o professor, sua prática e as possibilidades de promover transformações no ensino, mas também chama atenção para como se dá a formação inicial de futuros professores e a apropriação do fazer docente, na ambiência das licenciaturas, enquanto espaço mobilizador de tais mudanças. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática docente de professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista as possibilidades e desafios para a formação inicial de licenciandos. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa configura-se como uma revisão de literatura sistemática, cujo levantamento bibliográfico foi realizado no Portal de Periódicos Capes, considerando-se os últimos cinco anos e tendo como expressões norteadoras de busca: professores formadores, licenciatura em Matemática e formação docente. A categorização dos artigos culminou em dois eixos de análise. Nos limites deste estudo será abordada a primeira categoria analisada, a saber: Prática docente dos professores formadores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Os resultados da pesquisa apontam para a prática docente dos professores formadores constituída por aulas expositivas, demonstrações de teoremas e resolução de listas de exercícios. Ainda que conscientes da necessidade de formar futuros professores para a atuação na Educação Básica, esses não conseguem se desvencilhar das práticas que nortearam a sua própria formação, visto que a constituição da sua identidade profissional se dá por experiências vividas no decorrer da sua formação, antes mesmo de ingressarem na Licenciatura em Matemática.

Biografia do Autor

Bruna Gonçalves, IFCE campus Cedro

Licenciada em Matemática pelo IFCE campus Cedro e Especialista em Docêcia no Ensino Superior pelo IFCE campus Cedro

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

DE LIMA, F. J.; GONÇALVES, B. Atuação pedagógica de professores em cursos de Licenciatura em Matemática: perspectivas e desafios para ensinar a docência. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 794–806, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.767. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/767. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos