História oral e educação escolar indígena: uma crítica a escola formal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.56

Palabras clave:

epistemologia, filosofia, oralidade na escola, pedagogia crítica

Resumen

A educação escolar indígena é palco de inúmeros questionamentos e discussões. O presente texto tem como objetivo fazer uma crítica ao modelo padronizado e universal do conhecimento e apresentar a discussão acerca da possibilidade de mudança do modelo educacional inserindo-se a história oral como ferramenta transformação. A pesquisa bibliográfica foi realizada através de textos atuais da realidade brasileira e canadense referente ao tema bem como com visitas as escolas nos dois países. Acredita-se que uma crítica ao modelo atual de escolarização bem como a formação de uma nova perspectiva educacional pode estar relacionada ao uso da história oral e da oralidade como fonte de transformação.

Biografía del autor/a

Eduardo Barbosa Vergolino, IFSertãoPE

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Filosofia pela UFPB. Professor do ensino médio e Graduação. Pesquisador na área de educação com projeto aprovado e bolsistas de PIBIC e PIBEX.

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Publicado

2020-05-01

Cómo citar

VERGOLINO, E. B. . História oral e educação escolar indígena: uma crítica a escola formal. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 232–241, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.56. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/56. Acesso em: 21 nov. 2024.