PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO: COLONIZAÇÃO DA ESCOLA PELA FILOSOFIA EMPRESARIAL.

Autores

  • Rosivaldo Santos Souza SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - PE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.55

Palavras-chave:

Educação Integral, TEAR, Ideologia e hegemonia em Gramsci, Teoria do discurso, Educação Interdimensional

Resumo

A escola não é mecanismo de colonização política e conformação ideológica. Esse trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que suspeita, até o momento, da filosofia institucionalizada na educação básica de Pernambuco, Programa de Educação Integral, como ideologia contemporânea da competência, orientada pelos conceitos de TEAR e Educação Integral. O objetivo é refletir sobre alguns conceitos e marcas identitárias que fazem desconfiar de uma arremetida ideológica sobre a escola pernambucana que, sob a justificativa da modernidade e qualidade necessárias, tenta formatar seu sistema educacional através da filosofia empresarial. O objeto da pesquisa é a filosofia do Programa de Educação Integral (PEI) e o modelo de gestão escolar amparado na chamada Tecnologia Empresarial Aplicada a Educação para Resultados (TEAR), discutidos através dos conceitos de ideologia e hegemonia gramscianos, sob aportes da Teoria do Discurso. Debaixo do olhar comparativo das categorias conceituais de Antônio Gramsci, ideologia e hegemonia, ampliados pela Teoria do Discurso, analisaremos o PEI em basicamente duas dimensões: a gestão escolar racionalizada sob o signo do TEAR e a formação humana segundo a Educação Integral. Dentro do que foi levantado até o momento nessa pesquisa, as inferências apontam: 1. na direção de uma escola alvo da colonização pela filosofia empresarial, colocada como resposta eficaz para o problema da baixa qualidade educacional; 2. na direção duma escola que atua sob o espírito de gestão empresarial para resultados e que apresenta a necessidade de se formar um tipo humano (empresarial) para novos tempos, declarando dessa forma algum tipo de historicidade e politização da educação; 3. na direção de um posicionamento ideológico defensor de uma hegemonização discursiva fundacionista e essencialista de princípios e valores elencados como próprios duma cultura empresarial de sucesso.

Biografia do Autor

Rosivaldo Santos Souza, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - PE

Professor do Estado de Pernambuco e da Bahia com formação em História (Graduação/Especialização) e Filosofia (Graduação/Especialização/Mestrado em formação) .

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

SOUZA, R. S. . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO: COLONIZAÇÃO DA ESCOLA PELA FILOSOFIA EMPRESARIAL. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 219–231, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.55. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/55. Acesso em: 3 dez. 2024.