O sentido do filosofar em sala de aula: experiência das aulas de Filosofia ministradas em uma turma de 1º ano do ensino médio da EREM Fernando Bezerra

Autores

  • João Paulo Bastos da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.57

Palavras-chave:

Filosofia, Filósofo, Filosofar, Professor, Sala de aula

Resumo

Abordamos no presente artigo o projeto de intervenção das aulas de Filosofia realizadas em uma turma do 1º ano do ensino médio na EREM Fernando Bezerra. A metodologia utilizada nesta intervenção, tem como ponto de partida a caracterização e fundamentação dos quatro passos didáticos; Sensibilização, Problematização, Investigação e Conceituação, que foram o marco inicial na qual abordamos o sentido do filosofar em sala de aula em direção a construção e produção das experiências dos alunos com o conhecimento filosófico. Sobre o sentido do filosofar, estabelecemos uma relação entre filosofia e o filosofar, à luz da reflexão e abordagem dos filósofos contemporâneos: Comte-Sponville, Alejandro Cerletti, Alain Badiou e Jacques Derrida. Através desta abordagem, os alunos adentrarem na experiência do filosofar, onde os mesmos, foram convidados a refletirem e vivenciarem a experiência do filosofar como produção de sentido, através do vasto universo de conhecimento de cada aluno e as suas visões de mundo. O objetivo consistiu em conduzir o aluno para exercitar o seu senso crítico e desenvolver sua própria autonomia na aventura do pensamento filosófico. O professor de filosofia tem uma missão importante, conduzir o aluno em uma filosofia sem fronteiras em direção ao filosofar, estimulando o mesmo, a exercitar a reflexão filosófica e a abertura dos diferentes pontos de vista.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

SILVA, J. P. B. da . O sentido do filosofar em sala de aula: experiência das aulas de Filosofia ministradas em uma turma de 1º ano do ensino médio da EREM Fernando Bezerra. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 242–254, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.57. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/57. Acesso em: 22 dez. 2024.