Consumo Consciente e Intenção de Compra em Brechós

Estudo com Consumidores em João Pessoa – Paraíba

Autores

  • Fernanda Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa
  • Geymeesson Brito Universidade Federal de Pernambuco
  • Letícia Alencar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.1036

Palavras-chave:

Consumo Consciente, Intenção de Compra, Moda, Brechó

Resumo

Este estudo buscou pesquisar como as características do consumo consciente influenciam a intenção de compra de moda em brechós em João Pessoa – Paraíba. Para que esse objetivo fosse atingido, foi utilizada uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva, empregando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online desenvolvido no Google forms. A amostra obteve 111 respondentes. Os dados advindos da pesquisa foram tratados por meio de técnicas estatísticas básicas como frequência, média e desvio padrão, sendo analisados com o auxílio do software estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS). Na análise de dados, observou-se que a maioria do público-alvo analisado pertence ao sexo feminino, tem faixa etária entre 21 e 30 anos, solteiras, possuem graduação e renda correspondente a um salário mínimo vigente.  Nos resultados, pôde-se observar as intenções dos respondentes na adesão em consumir roupas de brechó na cidade citada. Por fim, considera-se que tanto para empreendedores quanto para consumidores, a aquisição de peças de segunda mão passa tanto pela vertente econômica quanto a vertente sustentável, apresentando assim uma responsabilidade social.

Biografia do Autor

Fernanda, Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa

Graduada Administração pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Geymeesson Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

MONALIZA DE MEDEIROS AVELINO, F. .; BRITO DA SILVA, G. .; ALENCAR, L. Consumo Consciente e Intenção de Compra em Brechós: Estudo com Consumidores em João Pessoa – Paraíba. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1493–1509, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.1036. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1036. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos