Avaliação do consumo de suplementos alimentares e sua associação por gênero

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Autores

  • Herlane Chaves Paz Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rita de Cássia de Faria Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.669

Palavras-chave:

Consumo, Suplemento alimentar, Atividade física

Resumo

A finalidade desta pesquisa foi verificar o perfil de consumo de suplementos alimentares por gênero dos praticantes de atividade física no contexto brasileiro. De forma a desenvolver iniciativas voltadas para amenizar consumo indevido de suplementos alimentares. O método utilizado foi o survey. Os dados foram coletados por questionário on line do Google Forms. Realizamos uma análise exploratória, análises descritivas, e para comparação entre as médias de consumo de suplementos por gênero foi utilizado test t de Student. Os resultados indicam que 60,9% são mulheres (N = 156) e 39,1% são homens (N = 100), e 28,9% dos praticantes de Atividade Física fazem atividade 5 vezes por semana e 68,7% consomem 1 vez por mês algum tipo de vitamina, 50% algum tipo de proteína, sendo os polivitaminícos e Whey protein a vitamina e a proteína mais consumida respectivamente. Conclui-se que os praticantes de Atividade Física tem um elevado consumo de Suplementos Alimentares, principalmente entre o gênero feminino.

Biografia do Autor

Herlane Chaves Paz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Administração no PROPAD da UFPE. Mestre em Administração na UFPB 2021. Pós Graduada em Gestão Publica pela UFPI/UAPI em 2011. Pós Graduada em Contabilidade e Controle na Administração Pública, pela UFPI/TCE PI em 2016. Administradora formada pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI em 2006 e Graduada em Alimentos pelo IFPI em 2015.Participante de grupo de estudo em Marketing e Sociedade Consumer Happiness Well-being sob a orientação da Prof Dra. Rita de Cassia e particpante do grupo de pesquisa GPCIMA sob a orientação do professor Dr. Nelsio Abreu. Trabalhei na BEP-Caixa de Previdência Social-PREVBEP como Assistente Administrativo/Financeiro de 2003 a 2015.. Atualmente sou Professora contratada do SENAC PB e professora da Faculdade Três Marias. Interesse em pesquisas sobre consumo, comportamento do consumidor, comportamento organizacional, Bem-estar, Bem-estar alimentar, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

Rita de Cássia de Faria Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Rita de Cássia de Faria Pereira possui doutorado em Administração (Estratégia de Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharelado e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Atuou como professora assistente de Marketing no Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e como professora assistente de Marketing no Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, trabalha na UFPB como professora associada de Marketing no Departamento de Administração, sendo também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Mestrado Profissional em Organizações de Aprendizagem (MPGOA). Na UFPB, também exerceu os cargos de chefe do Departamento de Administração e diretora do PPGA por duas vezes. É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Marketing, Consumo e Sociedade e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Sociedade (GTIS) – ambos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seus trabalhos foram publicados em mais de 20 periódicos acadêmicos com revisão por pares, como RAUSP, RAC, RBGN, RPBG, REAd, Journal of Global IT Management, IT People, Computers in Human Behavior, International Journal of Human Capital IT Professionals e International Journal of Software Engineering Knowledge Engineering. Seus atuais interesses de pesquisa incluem bem-estar do consumidor e marketing e sociedade.

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

CHAVES PAZ, Herlane; DE FARIA PEREIRA, Rita de Cássia. Avaliação do consumo de suplementos alimentares e sua associação por gênero. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 79–97, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.669. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/669. Acesso em: 6 jun. 2025.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos

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