Uso de instrumento de baixo custo na medição de precipitação pluviométrica no município de Salgueiro–PE

Autores

  • Carlos Wendel Gomes da Silva IFSertãoPE
  • Adriana de Carvalho Figueiredo IFSertãoPE
  • Eriverton da Silva Rodrigues IFSertãoPE
  • Francisco Lopes Leão Barros IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v5i1.139

Palavras-chave:

Semiárido, Medidas Alternativas, Material Reciclável

Resumo

Na região semiárida a precipitação pluviométrica se apresenta de maneira muito variável no tempo e no espaço. O município de Salgueiro-PE, que se encontra inserido nessa região, apresenta apenas dois postos pluviométricos, entretanto, em função da distribuição espacial das chuvas, não é representativo para todo o município. A utilização de instrumentos e métodos alternativos de baixo custo para medir ou estimar parâmetros climáticos, que utilizem materiais acessíveis e que sejam fáceis de empregar e calcular caracteriza-se como uma possibilidade de superação da falta ou imprecisão dos dados. Quer seja para utilização na agricultura ou para a prática do ensino, o uso de materiais e métodos de cálculo alternativos pode tornar viável a observação das principais variáveis envolvidas em um balanço hídrico, sem comprometer a necessária precisão das medidas efetuadas dos fenômenos observados, desde que se conheça e respeite as limitações de cada um destes métodos e instrumentos. Com esse trabalho foi possível avaliar e monitorar a precipitação das chuvas no município de Salgueiro-PE, através do uso de pluviômetro de baixo custo, compreender a importância do estudo de monitorar e avaliar a precipitação, possibilitando verificar o seu comportamento durante o período estudado. O período de monitoramento demostrou que as chuvas se concentraram nos três primeiros meses do ano de 2016, sendo os meses de janeiro e março, respectivamente, os mais chuvosos.

Referências

APAC -Agencia Pernambucana de Águas e Climas. Monitoramento Pluviométrico. Disponível em <http://www.apac.pe.gov.br/meteorologia/monitoramento-pluvio.php>. Acesso em Agosto de 2016.

BORGES, É.B.M.; PINA, N.V.M.; NASCIMENTO, C.F.; LATUF, M.O. Confecção e Calibração de Pluviômetro como Subsídio à medição de Precipitação. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte -MG. Entre escalas, poder, ações, geografias, 2012.

CORREIA, R. C.; KIILL, P. L. H.; MOURA, M.S.B.; CUNHA, T. J. F.; JESUS JUNIOR, L. A.; ARAUJO, J. L. P. A região semiárida brasileira. In: Tadeu Vinhas Voltolini. (Org.). Produção de caprinos e ovinos no Semiárido. Petrolina: Embrapa Semiárido, p. 21-48, 2011.

MOURA, R.F. Dispositivos alternativos para manejo de pequena irrigação familiar, Departamento de Tecnologia Rural, UFRPE, Recife-PE, p. 22,2003

SCHÄFER, R. F. Precipitação e evapotranspiração de referência estimadas com metodologia alternativa, voltadas à realização do balanço hídrico diário. Dissertação(Mestrado), Curso de Pós-Graduação em Ciências do Solo/DSEA/SCA/UFPR, 2009.

SOUZA, J.L.M.; SCHÄFER, R.F.; SCHÄFER, H.; JERSZURKI, D. Precipitação medida com pluviômetros alternativos na região de Curitiba (PR). Revista Acadêmica de Ciências Agrárias e Ambiental, Curitiba, v. 11, Supl. 2, p. 83-92, 2013.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

SILVA, C. W. G. da .; FIGUEIREDO, A. de C.; RODRIGUES, E. da S. .; BARROS, F. L. L. . Uso de instrumento de baixo custo na medição de precipitação pluviométrica no município de Salgueiro–PE. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 38–44, 2017. DOI: 10.31416/rsdv.v5i1.139. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/139. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Artigos