Elaboração de um guia didático para o ensino das aulas práticas em um Centro de Usinagem Educacional
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.426Palavras-chave:
técnico em mecânica, usinagem CNC, guia didáticoResumo
Esse trabalho objetivou avaliar a aplicação de um guia didático para o ensino das aulas práticas no centro de usinagem de Comando Número Computadorizado (CNC). Ele foi construído fundamentando-se na experiência vivida durante as aulas práticas do Curso Técnico em Mecânica, do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recife, no Centro de Usinagem CNC nas turmas do ensino médio integrado (EMI) e principalmente nas turmas do ensino subsequente, onde nestas, a maioria dos estudantes trabalham durante o dia e estudam a noite. Desta forma, o uso do guia pretende facilitar a compreensão dos estudantes nos conteúdos abordados e melhorar a dinâmica das aulas, além suprir a necessidade de um material didático, melhor elaborado, ilustrado e pedagogicamente construído para utilização nas aulas práticas no centro de usinagem CNC. Para o estudo, foi utilizado a observação como técnica de pesquisa e, como instrumentos de coleta de dados, a observação direta extensiva e um questionário ao final do componente curricular para os estudantes avaliarem o material e suas contribuições. Os resultados mostraram que o guia didático ajudou no processo de ensino aprendizado, promoveu uma maior autonomia para os estudantes, garantiu maior segurança para os estudantes e tornou a aula mais dinâmica, significativa e colaborativa.
Referências
BARATO, J. N. Conhecimento, Trabalho e Obra: Uma Proposta Metodológica para a Educação Profissional. Boletim Técnico do SENAC: a Revista Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 34, n.3, p.4-15, 2008.
BARATO, J. N. Fazer Bem Feito: Valores em Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: UNESCO, 192 p., 2015.
BARROS, R. C. Sequência Didática com Projeto Integrador: Desenvolvendo Competências e Habilidades no Ensino Técnico-Profissionalizante. Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
BRASIL, LEI Nº 11.892, de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
COSTA, C. A. & SCHIO, S. M. Análise de Tempos de Preparação em Máquinas CNC. O Mundo da Usinagem, vol. 4, p. 20-25. São Paulo, 2004.
FRANÇA, A. C. O. O Papel do Professor nas Possibilidades de Maior Integração das TICs no Processo Pedagógico da EPT – Um Estudo de Caso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Florianópolis. Florianópolis, 2020.
GÓES, F. S. N.; CÔRREA, A. K.; CAMARGO, R. A. A.; HARA, C. Y. N. Necessidades de Aprendizagem de Alunos da Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem REBEn. p. 1-6, 2015.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2008.
LEATHAM, J. B. Introduction to Computer Control. Addison Wesley Longman Limited, 1986.
LOBO, A. S. M.; MAIA, L. C. G. O Uso das TICs Como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 25, n.44, p. 16-26, 2015.
MACHADO, Á. R.; ABRÃO, A. M.; COELHO, R. T.; SILVA, M. B. Teoria da Usinagem dos Materiais. Editora Blucher. São Paulo, 2009.
MARTINS, E.S.; COSTA, E.A.S.; LEITE, M.C.D.R. Gestão e Cotidiano escolar: Espaço de Reflexão? Revista Educação e Linguagens, 3(5), 96-114, 2014.
MAZUCATO, T. Métodos. In.: MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. Penápolis: FUNEPE, p. 53-58, 2018.
MOREIRA, L. K. R.; LAMBERT, A. S.; CASTRO, R. C. A. M. Educação Profissional e Tecnológica: Permanência e evasão em foco. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 8(4), 48-23, 2018.
MOREIRA, M. A. A Teoria da Aprendizagem Significativa. Instituto de Física, UFRGS, Brasil. p. 7. 2016.
PASQUALETTO, T. I. O Ensino de Física via Aprendizagem Baseada em Projetos: Um Estudo à Luz da Teoria Antropológica do Didático, p. 11, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PAGEL, U. R.; CAMPOS, L. M.; BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e Práticas Docentes: Uma Reflexão Acerca da Contribuição das Aulas Práticas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Biologia. Experiências em Ensino de Ciências, V. 10, p. 15, 2015.
PIVA JR, D.; FREITAS, R. L.; MISKULIN, R. G. S. Linguagem Dialógica Instrucional: A (re)construção da Linguagem para Cursos Online. Campinas, 2009.
PPPI – Projeto Político Pedagógico Institucional do IFPE. 2012.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Nova Hamburgo-RS: Feevale. p. 97-112, 2013.
RIZZATTI, I. M.; MENDONÇA, A. P.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G.; DA SILVA, M. A. B. V.; CAVALCANTI, R. J. S.; OLIVEIRA, R. R. Os Produtos e Processos Educacionais dos Programas de Pós-Graduação Profissionais: Proposições de um Grupo de Colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020.
ROCHA, D. S. Utilização das Mídias Digitais e Impressas no Processo de Aprendizagem no Ensino Técnico. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 51p. 2018.
SANCHES, J. M. Desenvolvimento de uma Fresadora CNC de Baixo Custo para Fins Didáticos, p. 33, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.
SANTOS, R. A. A.; MATIAS, P. C.; LOPES, H. M.; PADILHA, M. A. S. Norteando Percursos de Aprendizagem com Guias Didáticos para EAD: Uma Experiência no Ensino Superior. In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Minas Gerais, 2017.
SAVIANI, D. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SILVA, E. L.; CUNHA, M. V. A Formação Profissional no Século XXI: Desafios e Dilemas. Revista Ciência da Informação. V. 31, 2002.
SILVA, S. S. Formação Docente para Educação Profissional de Nível Médio: Reflexões e Recomendações. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Florianópolis. Florianópolis, 2020.
SOUZA, S. E. O Uso de Recursos Didáticos no Ensino Escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação. Arq. Mudi, 11 (Supl. 2), p. 110-114, 2007.
TOBÓN, S.; PRIETO, J. H. P.; FRAILE, J. A. G.. Secuencias Didácticas: Aprendizaje y Evaluación de Competencias. México: Pearson educación, 2010.
TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem Colaborativa: Teoria e Prática. Ciência, Inovação e Ética: Tecendo Redes e Conexões para a Produção do Conhecimento. Senar AR-PR, p. 65. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.