Desenvolvimento do Modelo de Resfriamento de Newton: estruturação e acoplamento ao Modelo de Dilatação linear

Autores

  • Isaias Cícero Bezerra IFSertãoPE
  • Rônero Márcio Cordeiro Domingos IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i1.69

Palavras-chave:

Resfriamento de Newton, dilatação linear, Modelo Matemático, Modelo de Resfriamento de Newton

Resumo

A maioria dos materiais sofrem expansão ou dilatação térmica quando aquecidos. Na literatura, referente ao assunto, encontramos facilmente, modelos matemáticos que possibilitam calcular a expansão desses materiais, no entanto, não se encontra com facilidade modelos que permitam calcular o tempo necessário que um determinado material que se dilatou x unidades de medida, leva para voltar ao seu comprimento inicial, após retirar a fonte de calor que o aquece e deixá-lo em contato apenas com a temperatura ambiente. Assim sendo, o objetivo principal deste trabalho é propor um modelo matemático que descreve a relação entre as variáveis, tempo, temperatura e comprimento. Para isso, buscou-se acoplar o modelo de dilatação linear ao modelo de resfriamento de Newton. Para desenvolver este estudo optou-se por seguir o método de pesquisa experimental. Inicialmente foi analisado se o material utilizado durante os experimentos satisfazia a lei do resfriamento de Newton. Em seguida buscou-se acoplar os dois modelos supracitados e por último, foi feita a validação do modelo encontrado. Dessa forma, conclui-se que as simulações numéricas realizadas apresentaram uma boa aproximação da situação real.

Referências

MEYER. J. F. C.; CALDEIRA. A.D.; MALHEIROS. A.P.S. Modelagem em Educação Matemática. 3.ed. – Belo Horizonte: autêntica editora, 2013. 142p.

ROMBERG, T. A. Perspectivas sobre o Conhecimento e Métodos de Pesquisa. Tradução: Onuchic, L.; Boero, M.L. In: BOLEMA - Boletim de Educação Matemática. Rio Claro: UNESP, n.27, p.93-139, 2007.

SANTOS, R. j. Introdução as Equações Diferenciais Ordinárias. Belo Horizonte: imprensa Universitária da UFMG, 2011.

VILLAS BÔAS, N.; DOCA, R. H.; BISCUOLA, G. J. Física 2: Terminologia, ondulatória, óptica. 3. Ed. São Paulo: Saraiva 2016.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

BEZERRA, I. C. .; DOMINGOS , R. M. C. . Desenvolvimento do Modelo de Resfriamento de Newton: estruturação e acoplamento ao Modelo de Dilatação linear. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 45–54, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i1.69. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/69. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos