Conceitos básicos de polígonos e poliedros sob a luz da TRRS: um olhar apoiado na Análise Estatística Implicativa
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1128Palavras-chave:
Ensino de geometria, ASI, Representação semiótica, ensino médioResumo
Este artigo teve como objetivo mostrar os resultados de uma atividade, com estudantes do 1° ano do Ensino Médio, que abordou conceitos básicos dos polígonos e poliedros, para verificar seus conhecimentos prévios, utilizando como fundamentação teórica a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2004). Sob a luz da TRRS de Duval (2004), apresentamos uma das quatro atividades de uma sequência que foi produzida com base nas dificuldades observadas nos trabalhos publicados e na perspectiva de promover um avanço da compreensão geométrica. Para sustentar a análise dos dados, utilizamos a Análise Estatística Implicativa (ASI), que é uma ferramenta de análise de dados que nos fornece subsídios para refletir sobre o ensino de Geometria e qual nível de conhecimentos dos discentes. Por meio do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva), pudemos observar e concluir que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que participaram desta pesquisa, apresentam dificuldades conceituais de aprendizagem quanto ao conteúdo de Geometria abordado. Os dados mostram que os discentes não conseguem diferenciar figuras geométricas que representam polígonos de figuras geométricas que representam poliedros, nem mesmo as características que as diferem. Portanto, os dados indicam a necessidade de buscarmos metodologias que contribuam de forma mais eficaz para o desenvolvimento da compreensão geométrica.
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