Conceitos básicos de polígonos e poliedros sob a luz da TRRS: um olhar apoiado na Análise Estatística Implicativa

Autores

  • Gilberto Bessera da Silva Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Vladimir Lira Véras Xavier de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • André Pereira da Costa Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1128

Palavras-chave:

Ensino de geometria, ASI, Representação semiótica, ensino médio

Resumo

Este artigo teve como objetivo mostrar os resultados de uma atividade, com estudantes do 1° ano do Ensino Médio, que abordou conceitos básicos dos polígonos e poliedros, para verificar seus conhecimentos prévios, utilizando como fundamentação teórica a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2004). Sob a luz da TRRS de Duval (2004), apresentamos uma das quatro atividades de uma sequência que foi produzida com base nas dificuldades observadas nos trabalhos publicados e na perspectiva de promover um avanço da compreensão geométrica. Para sustentar a análise dos dados, utilizamos a Análise Estatística Implicativa (ASI), que é uma ferramenta de análise de dados que nos fornece subsídios para refletir sobre o ensino de Geometria e qual nível de conhecimentos dos discentes. Por meio do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva), pudemos observar e concluir que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que participaram desta pesquisa, apresentam dificuldades conceituais de aprendizagem quanto ao conteúdo de Geometria abordado. Os dados mostram que os discentes não conseguem diferenciar figuras geométricas que representam polígonos de figuras geométricas que representam poliedros, nem mesmo as características que as diferem. Portanto, os dados indicam a necessidade de buscarmos metodologias que contribuam de forma mais eficaz para o desenvolvimento da compreensão geométrica.

Biografia do Autor

Gilberto Bessera da Silva Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em ENSINO DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (2015), Graduado em Matemática - Autarquia Educacional de Serra Talhada AESET (2003). Pesquisador em Ensino de Geometria, atualmente é professore titular da rede estadual de Ensino do Estado da Paraíba e também do Estado do Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática na educação básica.

Vladimir Lira Véras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pós-Dourado (2021-22) no laboratório ICAR - Universidade Lumière Lyon 2 (França). Possui doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Sciences de lÉducation pela Universidade Lumière Lyon 2. Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa expressão gráfica, educação matemática, educação estatística, Análise Estatística Implicativa no ensino das Ciências e Matemática. Coordenador do projeto de pesquisa A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Líder do grupo de pesquisa "a Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no ensino de Ciências e Matemática" (UFRPE/CNPQ), membro do grupo de pesquisa "Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática".

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lotado na Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (UACEN) do Centro de Formação de Professores (CFP), campus II - Cajazeiras - PB. Possui Licenciatura em Ciências - Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Educação Matemática e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP); Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou na rede pública de ensino municipal de Cachoeira dos Índios (Paraíba), como professor na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo, onde também foi autor dos símbolos municipais. Temas de interesse: Formação de Professores de Matemática, Currículo e Material Didático de Matemática, Conhecimento Profissional da Docência em Matemática, Tarefas Matemáticas, Registros de Representação Semiótica, GeoGebra, Cinema e Matemática, Educação Matemática Crítica e Antirracista, Ensino de Geometria, Ensino de Grandezas e Medidas.

Referências

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em Maio de 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações curriculares complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

COSTA, A. P. da. A Construção de um modelo de níveis de desenvolvimento do Pensamento Geométrico: o caso dos quadriláteros notáveis. Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33431/1/TESE%20Andr%c3%a9%20Pereira14 %20da%20Costa.pdf.

DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales (M. V. Restrepo, Trad.). Santiago de Cali: Universidad del Valle, Instituto de Educación y Pedagogía, Grupo de Educación Matemática, 2004.

DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Revemat: R. Eletr. De Edu. Matem. elSSN 1981-1322. Florianópolis, v.07, n.1, p. 118-138, 2012. http://dx.doi.org/10.5007/19811322.2012v7n1p118.

DUVAL, R. Ver e Ensinar a Matemática de outra forma: Entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Tradução de Tânia M. M. Campos. 1ª. ed. São Paulo. Proem, 2011.

FAINGUELERNT, E. K.; NUNES, A. K. R. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. São Paulo: Penso, 2012.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados, 2006.

HILLESHEIM, S. F. As Funções Discursivas da Língua e Suas Implicações na Aprendizagem da Geometria nos Anos Iniciais. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 81, p. 159-174, 2022. Acessível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

LORENZATO, S. Para aprender matemática/ Sérgio Lorenzato. 3 ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores).

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista. v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.

MORETTI, M. T. Semiosfera do olhar: um espaço possível ara a aprendizagem da geometria. Acta Scientiae, v. 15, n. 2, p. 289-303, 2013.

MORETTI, M. T.; Cans, A. Releitura das Apreensões em Geometria e a Ideia de Expansão Figural a Partir dos Estudos de Raymond Duval. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 303–310, 2024. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/10789. Acesso em: 14 mar. 2024.

PARAÍBA. Proposta Curricular de Ensino Médio. Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2022.

PERNAMBUCO. Secretaria D. E. Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. 2021.

RÉGNIER, J.-C.; ANDRADE, V. L. V. X. (Org.). Análise estatística implicativa e análise de similaridade no quadro teórico e metodológico das pesquisas em ensino de ciências e matemática com a utilização do software CHIC. Recife, PE: EdUFRPE, 2023.

SABEL, E.; MORETTI, M. T. A contribuição das funções discursivas na análise da produção dos estudantes na resolução de problemas. Revista Paranaense De Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 338–360, 2022.

SABEL, E.; SILVEIRA, E. Representações auxiliares na aprendizagem matemática: o caso dos materiais manipulativos no ensino do sistema de numeração decimal. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC. v. 18, p. 01-20, jan./dez., 2023.

SILVA FILHO, G. B. Geometria espacial no ensino médio: Uma abordagem concreta. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2015.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

SILVA FILHO, Gilberto Bessera da; ANDRADE, Vladimir Lira Véras Xavier de; COSTA, André Pereira da. Conceitos básicos de polígonos e poliedros sob a luz da TRRS: um olhar apoiado na Análise Estatística Implicativa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 211–230, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1128. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1128. Acesso em: 19 abr. 2025.