A filosofia como mediação de formação humana na educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.51Palabras clave:
Society, Citizenship, Public Policies and DemocracyResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar a filosofia como mediação da formação humana na educação escolar, tendo José Ortega y Gasset e Ivan Illich como principais pensadores que abordam a crítica ao tecnicismo e a desescolarização do modelo educacional presente. Mostrando que esses pensadores podem contribuir na compreensão histórica do passado e da atualidade. E, com certeza, podem ajudar o homem hoje a perceber o quanto a escola está distante do ideal de formação humana, sendo assim necessário lutar por uma filosofia que tem como meta ser uma mediação na educação escolar, capaz de ajudar à construção de uma humanidade que se encontra porque se conhece e é capaz de dar passos certos. Cabe a este artigo mostrar o quanto o pensamento de Ortega y Gasset é necessário para esse contexto da sociedade do século XXI, em que o tecnicismo e a especificidade de cada disciplina e de cada saber são tão difundidos e defendidos por grande
parte da população, mostrando que títulos dizem quem a pessoa é; como também a grande crítica de Ivan Illich ao modelo de educação que tem privilegiado mais a escola e seus professores, que o aluno que é e deveria ser sempre o centro e a real preocupação de toda educação.
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