Docência na Educação Profissional e Tecnológica

um histórico de descontinuidades nas políticas educacionais

Autores

  • Francisco das Chagas de Sena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.445

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação de professores, Políticas educacionais, História da educação

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo discutir as políticas educacionais voltadas à formação de docentes para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao longo da existência da Rede Federal. A pesquisa é classificada como bibliográfica, exploratória e documental. Constatou-se que, ao longo de mais de um século, as ações tomadas pelo poder público federal se caracterizaram pela sua descontinuidade, sendo, muitas vezes, acompanhadas pelos adjetivos especial ou emergencial. Em sua maioria, eram cursos com uma curta carga horária e em função das necessidades do capital. Na atualidade, percebem-se alguns avanços, apesar de a legislação direcionada para a EPT tenha dado ênfase ao chamado notório saber, evidenciando que a experiência profissional tem sido considerada mais importante que a formação acadêmica desses docentes. 

Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pedagogo, mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional em Rede Nacional - no IFRN, campus Mossoró. 

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

SENA, F. das C. de; SOUZA, F. das C. S. Docência na Educação Profissional e Tecnológica: um histórico de descontinuidades nas políticas educacionais. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 62–74, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i1.445. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/445. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos