Estado da arte da distribuição física como recurso competitivo para cooperativas agropecuárias

Autores

  • Pabianne dos Santos Ferreira Faculdade São Francisco de Juazeiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
  • Jorge Messias Leal do Nascimento FASJ SEAD-UNIVASF IF SERTÃO PERNAMBUCANO

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v6i2.112

Palavras-chave:

Satisfação, Eficiência, Consumidor

Resumo

O tema proposto: o estado da arte da distribuição física como recurso competitivo para cooperativas agropecuárias foi escolhido como foco desse estudo. Com isso o artigo traz como objetivo uma revisão de literatura da utilização da distribuição física como fonte de vantagem competitiva em cooperativas agropecuárias. Trata-se de uma revisão de literatura especializada através de um levantamento de várias literaturas sobre o assunto em estudo e publicações de artigos na internet. O estudo aponta a necessidade das cooperativas a se adequarem ao cenário econômico e as exigências dos consumidores, com isso o uso da distribuição física pode trazer vantagens competitivas conquistando a eficiência e satisfação do consumidor. A distribuição física é uma das principais atividades da empresa, pois é quem movimenta o produto, e define o sucesso na entrega ao consumidor final. Também foram incluídos os canais de distribuição, sistema de distribuição e nível de serviço para realizar a distribuição de produtos de forma efetiva e satisfatória.

Biografia do Autor

Pabianne dos Santos Ferreira , Faculdade São Francisco de Juazeiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Discente do curso de Administração da Faculdade São Francisco de Juazeiro e Agronomia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Jorge Messias Leal do Nascimento , FASJ SEAD-UNIVASF IF SERTÃO PERNAMBUCANO

Faculdade São Francisco de Juazeiro (Colegiados de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Fisioterapia e Enfermagem)
SEAD-UNIVASF (Colegiado de Administração Pública)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Colegiado de Zootecnia)

Referências

ALMEIDA, Márcio Vieira; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. Revista de Administração. São Paulo, v.49, 2014.

ALVARENGA, Antonio Carlos; NOVAES, Antonio Galvão Naclério. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. São Paulo: Ed. Blucher, 2014.

ARNOLD, J.R. Tony. Administração de Materiais. são Paulo: Ed. Atlas, 2007.

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

BRAGA, Marcelo José. Diversificação concêntrica na cooperativa agropecuária: um estudo de caso da COMIGO. Gest. Prod. São Carlos, v.14, 2007.

CARVALHO, Flávio Leonel; NETO, Sigismundo Bialoskorski. Indicadores de avaliação de desempenho econômico em cooperativas agropecuárias: um estudo em cooperativas paulistas. Organizações Rurais & Agroindustriais. Lavras, v.10, 2008.

ENOMOTO, Leandro Minoru; LIMA, Renato da Silva. Análise da distribuição física e roteirização em um atacadista. Revista Produção. v. 17, 2007.

ENOMOTO, Leandro Minoru. Análise de Distribuição física e roteirização em um atacadista do sul de minas gerais. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Itajubá, 2005.

GIMENES, Régio Marcio Toesca; GIMENES, Fátima Maria Pegorini. Desafios para a gestão financeira das cooperativas agropecuárias brasileiras. Análise, Porto Alegre, v.19, 2008.

GIMENES, Régio Marcio Toesca; GIMENES, Fátima Maria Pegorini. Agronegócio cooperativo: a transição e os desafios da competitividade. Redes. Santa Cruz do Sul, v.12, 2007.

HILSDORF, Wilson de Castro. Integração de processos na cadeia de suprimentos e desempenho do serviço ao cliente: um estudo na indústria calçadista de Franca. Gest. Prod. São Carlos, v. 16, 2009.

LOTTI, Raoni Luis Olmos. Critérios de seleção de aeroportos para o transporte de frutas: Evidências a partir da exportação de manga. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Goiás, 2017.

MOURA,Verônica de Miglio; BEUREN, Ilse Maria. “O suporte informacional da controladoria para o processo decisório da distribuição física de produtos”. Revista Contabilidade & Finanças - USP. São Paulo, V.2,n. 31, 2003.

NOVAES, Antonio Galvão Naclério. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. São Paulo: Ed Campus Elsevier, 2007.

ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS-OCB. Ramos do Cooperativismo. Disponível em: <http://www.somoscooperativismo.coop.br>. Acesso em:20 Dez2016.

ROJAS Elvira Durán; PEREZ, Ronaldo. Canais de distribuição de açúcar mascavo numa associação de produtores. Revista Brasileira de Marketing, 13: 17-30, 2014.

SAES, Maria Sylvia Macchione. Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: SANTOS, Alysson Vinícius Neves; FELIX, Leonardo Bonato; VIEIRA, José Geraldo Vidal. Estudo da logística de distribuição física de um l a t i c í n i o u t i l i z a n d o l ó g i c a f u z z y. Produção. Viçosa, MG, v. 22, 2012.

SERIO, Luiz Carlos Di; SAMPAIO, Mauro; PEREIRA, Susana Carla Farias. A evolução dos conceitos de logística: um estudo na cadeia automobilística no Brasil. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, v. 4, 2007.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Cooperativa série empreendimentos coletivos. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.b>Acesso em: 21 Dez.2016.

SILVA, Vivian Lara dos Santos; SOUZA, Roberta de Castro; SILVA, Anne Aparecida Porto. Um estudo na indústria brasileira de alimentos. Production. Pirassununga, SP,v. 26, 2016.

SOUZA, Uemerson Rodrigues de; BRAGA, Marcelo José. Diversificação concêntrica na cooperativa agropecuária: um estudo de caso da COMIGO. Gest. Prod., São Carlos, v. 14, n.1, p. 169-179, jan.-abr. 2007.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

FERREIRA , P. dos S. .; NASCIMENTO , J. M. L. do . Estado da arte da distribuição física como recurso competitivo para cooperativas agropecuárias. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 60–71, 2018. DOI: 10.31416/rsdv.v6i2.112. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/112. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Artigos