Criação de Visual Novels com contexto educacional

Autores

  • Fernando Pereira Coelho IFSertãoPE
  • Jaiany Da Silva Gomes Fonseca IFSertãoPE
  • Fernanda Cavalcante de Alencar Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.61

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Histórias Interativas, Apoio Pedagógico

Resumo

Os jogos digitais na sociedade atual têm um papel importante na educação, sendo utilizados por diversas metodologias de ensino como ferramentas de apoio à aprendizagem. No entanto, não existem jogos específicos para todos os temas tratados na educação básica. Considerando esses aspectos, o gênero de jogos digitais visual novel se apresenta como uma solução para a elaboração de conteúdos aplicados a um contexto educacional. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência acerca da difusão do conhecimento voltado para a criação de jogos digitais, do gênero drama interativo, focados em soluções educativas que proporcionem aprendizagem significativa, através de visual novels. Este trabalho serve de referência para estudantes, professores ou desenvolvedores que desejam criar jogos digitais que abordam temas específicos ou gerais, não se limitando ao conhecimento acadêmico.

Biografia do Autor

Fernanda Cavalcante de Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutoranda em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mestre em Ciências dos Materiais (Univasf), pós-graduanda lato sensu em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e graduada em Engenharia Mecânica (Univasf)

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

COELHO, F. P. .; FONSECA, J. D. S. G. .; ALENCAR, F. C. de .; VIEIRA, M. do S. T. C. . Criação de Visual Novels com contexto educacional. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 300–309, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.61. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/61. Acesso em: 22 dez. 2024.