Contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i1.73

Palavras-chave:

Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Apoio Pedagógico

Resumo

A Educação a Distância tem como principal característica a superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Dessa forma, os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Assim, esse trabalho tem como objetivo investigar a importância dos Polos de Apoio Presencial no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância através do estudo da contribuição do Polo Juazeiro-BA. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário aos estudantes de graduação do Polo, para o conhecimento da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. O Polo Juazeiro-BA tem grande importância para a região pela possibilidade de ampliação de oferta de vagas no ensino superior, com cursos nas múltiplas áreas. A sua contribuição estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD na região.

Biografia do Autor

Kellison Lima Cavalcante, IFSertãoPE

Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem; Licenciatura em Biologia; Licenciatura em Filosofia e Mestrado em Tecnologia Ambiental

Fernando Roberto Ferreira Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Estadual do Ceará UECE

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

CAVALCANTE, K. L. .; SILVA, F. R. F. . Contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 90–104, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i1.73. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/73. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos