O impacto do uso de telas no desenvolvimento da criança: uma revisão de literatura

Autores

  • Bruna Laíse Bispo de Souza Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Amanda dos Santos Scarpitta Universidade de Pernambuco (UPE) https://orcid.org/0009-0008-1330-8449
  • Daniela Rodrigues Alves Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Jailson Ferreira da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Rosilene Souza Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1370

Palavras-chave:

aprendizagem, desenvolvimento da criança, excesso de telas, tecnologia.

Resumo

Este trabalho apresenta o impacto do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil, destacando a transição de brincadeiras ao ar livre para o tempo de tela, especialmente a partir do século XXI. Inicialmente, as crianças interagiam socialmente e exploravam sua criatividade, mas a crescente exposição a telas tem gerado preocupações sobre o comprometimento do desenvolvimento cognitivo, social e emocional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda limites de tempo, que são frequentemente ultrapassados, levando a atrasos no desenvolvimento da linguagem e habilidades sociais. A pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, realiza uma revisão bibliográfica para compreender os efeitos do tempo de tela nas crianças, com foco em aspectos psicológicos, cognitivos, físicos e comportamentais. Os resultados indicam que o uso excessivo de tecnologias pode ocasionar dificuldades de aprendizado, falta de concentração, impacto na saúde mental, obesidade e com associações a sintomas de depressão e ansiedade. O estudo enfatiza a necessidade de orientações para pais e educadores sobre o uso equilibrado das tecnologias, visando promover um desenvolvimento infantil saudável e integral.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

SOUZA, Bruna Laíse Bispo de; SCARPITTA, Amanda dos Santos; ALVES, Daniela Rodrigues; SILVA, Jailson Ferreira da; OLIVEIRA, Rosilene Souza. O impacto do uso de telas no desenvolvimento da criança: uma revisão de literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 1–15, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1370. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1370. Acesso em: 8 abr. 2025.