PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

PERCEPTIONS ON THE USE OF PROJECT-BASED LEARNING IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIO

Autores

  • Renato Marques Instituto Federal do Sertão Pernambucano https://orcid.org/0009-0008-7564-8908
  • Marta Soraya Sousa Silva IFSertãoPE – Campus Salgueiro
  • Maria Brasilina Saldanha Silva IFSertãoPE – Campus Salgueiro
  • Josilene Almeida Brito IFSertaoPE, Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.635

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Engajamento, Ensino Médio Integrado, Técnico em Informática

Resumo

A educação no decorrer das décadas vem sofrendo modificações constantes, principalmente com a evolução das metodologias ativas, que afetando o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos nele envolvidos. Tais metodologias usadas como recursos educacionais potencializadores, podem reforçar o empoderamento dos estudantes e os encorajar a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo propor e verificar a contribuição de uma Sequência Didática (SD) envolvendo a Aprendizagem Baseada em Projetos na promoção do engajamento dos alunos na disciplina de Projetos Integradores no curso Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática visando o desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe, lideranças e papéis relacionados às atribuições do profissional. A pesquisa foi de caráter metodológico quanti-qualitativo, com a coleta de dados através da aplicação de questionários, análise de conteúdo e do desenvolvimento e execução da SD. Participaram da coleta estudantes no EMI de informática, servidores docentes que atuam na área, lotados no IFSertãoPE, Campus Petrolina. Entre os principais achados da pesquisa foram observados que as metodologias ativas proporcionam aos estudantes um aumento de engajamento, uma melhora no desempenho estudantil, entre outras características relacionadas ao ensino, na concepção dos docentes. Já para os discentes as metodologias ativas é uma montanha russa, contudo, os discentes se mostraram adeptos dessas metodologias, e acreditam que elas podem proporcionar um ganho expressivo no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes demonstraram interesse em conhecer as atribuições profissionais, bem como durante a aplicação da SD puderam refletir a respeito disto.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

MARQUES, R.; SORAYA SOUSA SILVA, M.; BRASILINA SALDANHA SILVA, M. .; ALMEIDA BRITO, J. PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PERCEPTIONS ON THE USE OF PROJECT-BASED LEARNING IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIO. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 457–475, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.635. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/635. Acesso em: 14 maio. 2024.