Educação e Tecnologia
A Formação de Professores de Computação para a Mitigação de Desafios Digitais
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https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1358Mots-clés :
Formação de professores, Computação, Metodologias ativas, Tecnologia educacional, Estágio supervisionado.Résumé
Este trabalho explora a formação de professores de computação no contexto da mitigação dos desafios digitais na educação. O objetivo central é analisar as estratégias pedagógicas aplicadas no ensino de computação, com ênfase em metodologias ativas, tecnologias digitais e inclusão, particularmente no contexto do estágio supervisionado, considerado um componente crucial para a prática docente. A pesquisa destaca a importância de integrar metodologias ativas e tecnologias emergentes na formação de futuros licenciados em computação, abordando como essas práticas podem desenvolver competências críticas, como pensamento computacional, criatividade e resolução de problemas. Para isso, optou-se por realizar uma pesquisa documental, baseada na análise de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) da licenciatura em computações disponíveis no ambiente Releia do IFSertãoPE. Esse curso, pioneiro na formação de professores na área de computação, representa um terreno fértil para compreender como estratégias pedagógicas podem ser aprimoradas no ensino de disciplinas técnicas. Além disso, o estudo reflete sobre como essas abordagens podem preparar melhor os alunos para enfrentar as demandas do ambiente digital e contribuir para a inclusão educacional em um cenário cada vez mais mediado pela tecnologia.
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