Um relato de experiência sobre o estágio supervisionado: desenvolvendo competências pedagógicas no curso de Pedagogia

Autores

  • Amanda dos Santos Scarpitta Universidade de Pernambuco (UPE) https://orcid.org/0009-0008-1330-8449
  • Rosilene Souza Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1263

Palavras-chave:

Aprendizagem, coordenação pedagógica, estágio supervisionado, prática pedagógica.

Resumo

O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) constitui um espaço importante de aprendizagem para a formação inicial de professores, promovendo a integração entre teoria e prática e possibilitando a aplicação de saberes acadêmicos em contextos reais. Este artigo, fundamentado em autores como Saviani (2007) e Pimenta e Lima (2008), discute o papel do Estágio na formação pedagógica, conforme preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/96. O estudo analisa os saberes experienciais adquiridos/construídos durante os Estágios Supervisionados I, II, III e IV de um curso de pedagogia, realizados em diferentes áreas: Educação Infantil (I), Ensino Fundamental (II), Gestão e Coordenação Pedagógica (III) e Atuação em espaços não escolares (IV), com atividades desenvolvidas em escolas públicas. Os resultados da experiência destacam a importância de reconhecer e respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos, promovendo uma prática pedagógica que considere a diversidade e inclusão; ficou evidenciado a necessidade de metodologias adaptadas e uma formação contínua para assegurar a equidade educacional de alunos especiais; e destacou o distanciamento de abordagens reducionistas, alinhando-se a uma perspectiva que integra teoria e prática de forma reflexiva. O estudo responde à questão: "De que maneira o estágio supervisionado contribui para o desenvolvimento de competências pedagógicas nos estudantes do curso de Pedagogia?", elucidando como essas vivências ampliam a visão sobre a atuação do pedagogo em múltiplos contextos, reforçam a autoavaliação docente e preparam para os desafios da prática
educativa.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

SCARPITTA, Amanda dos Santos; OLIVEIRA, Rosilene Souza. Um relato de experiência sobre o estágio supervisionado: desenvolvendo competências pedagógicas no curso de Pedagogia. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 287–302, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1263. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1263. Acesso em: 8 abr. 2025.