A comunicação entre ouvintes e pessoas surdas através da LIBRAS nos espaços públicos
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i2.154Palabras clave:
Língua, Barreiras, AprendizagemResumen
O presente artigo tem por finalidade mostrar os resultados da pesquisa interventiva: A comunicação entre ouvintes e pessoas surdas através da Libras nos espaços públicos. Portanto, os resultados e a experiência vivenciada após o diagnóstico mostrarão que os servidores e familiares do IF Sertão - Campus Salgueiro encontravam muitas dificuldades para se comunicarem com os surdos e, muitas vezes, só acontecia a comunicação com a presença dos intérpretes. Mais complexo ainda era no meio familiar, que, frequentemente, não existia a comunicação. A pesquisa, além de elencar as dificuldades, realizou uma intervenção com a realização de três cursos de Libras, em que apresentava como objetivo principal romper com as barreiras da comunicação. Com esse alvo o projeto foi desenvolvido. E, para isso, utilizou-se da metodologia de pesquisa, na qual os sinais foram pesquisados e organizados em apostilas e aulas práticas de Libras para a montagem do curso. Curso que buscou os resultados da comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Comunicação fundamental com os surdos para que tornasse efetivamente a interação e rompesse as barreiras da comunicação em busca de difundir a Libras.Citas
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