Letramento(s) crítico (s): analisando as práticas letradas em língua espanhola dos discentes técnicos em edificações

Autores

  • Maria Rafaela Vieira da Silva IFSertãoPE
  • Kélvya Freitas Abreu IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i1.161

Palavras-chave:

Linguística, Educação, Letramentos

Resumo

O presente artigo tem por finalidade (re)visitar conceitos em torno da abordagem do(s) letramento(s) crítico (s), além de refletir sobre os dados preliminares da pesquisa intitulada como: Letramento(s) Crítico (s): Uma abordagem social das práticas letradas em língua espanhola dos discentes técnicos em edificações. Portanto, o estudo apresenta resultados obtidos através de pesquisa qualiquantitativa por meio da aplicação de questionário e prova nas quatro turmas de edificações do ensino médio existentes no IF Campus Salgueiro. O escopo da pesquisa foi diagnosticar os níveis de compreensão leitora em língua estrangeira dos discentes das turmas de Edificações do Campus Salgueiro, com relação as práticas de leitura e de escrita em Língua Espanhola(LE). Dessa forma, por meio da aplicação de questionário e prova apresentamos a importância do desenvolvimento crítico na formação de um técnico em edificações, já que esses estão sendo preparados para atuar no mercado de trabalho, devendo agir como sujeitos críticos e competentes no uso da linguagem, isso tanto em língua materna como em língua estrangeira.

Biografia do Autor

Maria Rafaela Vieira da Silva, IFSertãoPE

Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), trabalhando com a perspectiva do letramento crítico para diagnosticar os níveis de compreensão leitora em língua espanhola dos futuros técnicos em Edificações do EMI no IF Sertão - Campus Salgueiro. É discente do curso EMI - Edificações, e participa tanto do grupo de estudo sobre práticas de letramento em língua estrangeira por alunos da modalidade de ensino tecnológico, quanto do grupo de discussões sobre leitura no IF Sertão - Campus Salgueiro.

Kélvya Freitas Abreu, IFSertãoPE

Mestre em Linguística e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase ao ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira em suas pesquisas.

Referências

ABREU, K. F. Concepções de leitura e de texto

subjacentes às provas de vestibular:

constatações e implicações para o ensino da

língua espanhola. Dissertação (Mestrado em

Linguística). Universidade Federal do Ceará.

Fortaleza, 2011.

ABREU, K. F.; BARBOSA, L. Lei no

161/05: a política linguística e a

implementação de ações no estado de

Pernambuco. In: BARROS, C; COSTA, E.;

GALVÃO, J. Dez anos da “Lei do Espanhol”

(2005 – 2010). Minas Gerais: FALE/UFMG,

BENVENUTO, E. V.; ABREU, K. F. Práticas de

leitura e escrita em LE: o perfil de alunos do

ensino médio tecnológico. In: Anais do II

Colóquio GEPPELE (Grupo de Estudos e

Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação

de Professores de Língua Espanhola): Novos

rumos na formação do professor de espanhol. II

Colóquio Geppele, Fortaleza, UFC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de

diretrizes e bases. Brasília, 1996. Disponível

em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L939

htm. Acesso em: 23/10/14.

CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura

contemporánea. Barcelona: Editorial Anagrama,

GONZÁLEZ, N.M. Iniciativas para a

implantação do espanhol: a distância entre o

discurso e a prática. In: BARROS, C.S.;

COSTA, E.G.M. (orgs.) Espanhol: ensino

médio. Coleção Explorando o Ensino, v.16,

MEC, 2010.

KLEIMAN, Â. Preciso “ensinar” o

letramento? Não basta ensinar a ler e a

escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005.

MORAIS, H. T. F; SILVA, M. R.V;

BENVENUTO, E. V; ABREU, K. F.

Mapeamento de práticas de letramento(s): em

busca do perfil discente em edificações. In prelo:

IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e

Inovação (CONNEPI), São Luís, IFMA, 2014.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

SILVA, M. R. V. da .; ABREU, K. F. . Letramento(s) crítico (s): analisando as práticas letradas em língua espanhola dos discentes técnicos em edificações. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 41–49, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i1.161. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/161. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Lingüística, Letras e Artes - Artigos