Afetividade e Interação na EaD: com a palavra, estudantes do IFPB, Polo Sousa

Autores

  • José Lucas Lemos IFPB
  • Dalany Menezes Oliveira IFPB
  • Luís Gomes de Moura Neto IFPB

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.447

Palavras-chave:

Aprendizagem, Motivação, Laços afetivos, Recursos de Comunicação

Resumo

Não é novidade para ninguém que a tecnologia e a educação estão em constante evolução. Suas aplicações são infindáveis, e elas se unem para quebrar barreiras tradicionais, como no caso da Educação à Distância, modalidade de ensino que surgiu para ampliar e democratizar o acesso à educação, rompendo barreiras físicas e geográficas entre o cidadão e o ensino, mas ainda é alvo de muitas opiniões divergentes. Assim, esse trabalho objetiva contextualizar a visão dos estudantes sobre as relações de interatividade e afetivas no processo de ensino-aprendizagem em um curso EaD. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando um questionário de 14 perguntas, no qual desejou-se conhecer o posicionamento dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras, do Instituto Federal da Paraíba/IFPB, polo Sousa sobre o tema. Os resultados obtidos apontaram que eles possuem a compreensão de que, quando no processo de ensino-aprendizagem há uma boa interatividade e afetividade na relação professor e estudante, os objetivos tendem a alcançar resultados mais efetivos, e que no seu curso os professores, tutores e a Instituição estimulam a criação de laços afetivos e de amizade, entre todos os participantes do processo, e foi verificado que há o uso de recursos de comunicação para estreitar a comunicação, estes disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, como também fora dele, como de aplicativos de conversa. O processo de afetividade e fundamental para o processo de formação do estudante, gerando várias experiências positivas e reduzindo a evasão e solidão na aprendizagem.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

LEMOS, J. L.; OLIVEIRA, D. M.; MOURA NETO, L. G. de. Afetividade e Interação na EaD: com a palavra, estudantes do IFPB, Polo Sousa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 126–143, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i1.447. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/447. Acesso em: 14 maio. 2024.