Práticas integradoras: possibilidades para a formação integral no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Eliza Georgina Nogueira Barros de Oliveira IFSertãoPE
  • Adriana de Carvalho Figueiredo IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i3.37

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Currículo integrado, Práticas integradoras, Formação integral, Práticas pedagógicas

Resumo

Práticas integradoras são estratégias que integram saberes e pessoas. No contexto do Ensino Mé-dio Integrado (EMI), apresentam-se como possibilidades de materialização do currículo integrado no cotidiano escolar, vislumbrando a formação integral dos sujeitos. Considerando as dificuldades de concretização dessas práticas, este estudo tem como objetivo caracterizar as práticas integra-doras e apresentar possibilidades para o trabalho pedagógico no Ensino Médio Integrado. Nesse sentido, problematizam-se os sentidos de integração que norteiam o EMI e reflete-se sobre os princípios que fundamentam as práticas integradoras. Quanto ao delineamento metodológico, caracteriza-se como pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Nos resultados e discussão, se estabelecem relações entre as práticas integradoras e os princípios e objetivos do EMI, e mostram-se exemplos de práticas integradoras elencadas na literatura estudada. Conclui-se que as práticas integradoras constituem estratégias para se alcançar a formação integral objeti-vada pelo EMI e que há muitos procedimentos que podem ser orientados ao projeto de ensino in-tegrado, no entanto, suas possibilidades estão condicionadas às intencionalidades subjacentes.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

OLIVEIRA, E. G. N. B. de .; FIGUEIREDO, A. de C. . Práticas integradoras: possibilidades para a formação integral no Ensino Médio Integrado. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 524–536, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v8i3.37. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/37. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos