A educação contextualizada como proposta decolonial
um olhar sobre a EFA de Monte Santo - BA
Visualizações: 6DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.650Palavras-chave:
Educação contextualizada, Decolonialidade, Escolas Família AgrícolaResumo
A presente pesquisa busca evidenciar as ligações entre a educação contextualizada e a decolonialidade, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa de campo com observação participante, realizada na Escola Família Agrícola (EFA) de Monte Santo-BA, no dia 18 de maio de 2023. Assim, discorremos sobre a educação contextualizada, orientados pela imersão neste recorte espacial e temporal especificado, sob o prisma da conexão entre a pedagogia da alternância e a decolonialidade, a partir de autores como Reis e Santos (2018), Carvalho e Reis (2018), Foerste e Jesus (2019), Morin (2000), Brandão (2002), Grosfoguel (2008, 2016, 2018). Por fim, consideramos que a EFA de Monte Santo é um feliz exemplo de uma escola praticante de uma pedagogia crítica e contextualizada com o meio social que envolve os seus estudantes, aplicando estratégias decoloniais.
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Póle. Coleção Feminismos Plurais. 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 2002.
CARVALHO, Luzineide Dourado; REIS, Edmerson dos Santos. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: fundamentos e práticas. In: Caderno Multidisciplinar – Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro, Ano 08, Nº07, Setembro de 2013 [pág. 23-40]. Juazeiro – Bahia: Selo Editorial Resab, 2013.
FOERSTE, Erineu; JESUS, Janinha Gerke de. Escolas famílias agrícolas: um projeto de educação específico do campo. In: FOERSTE, Erineu; PUIG-CALVÓ, Pedro; GERKE, Janinha; CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da Alternância: 50 anos em terras brasileiras: Memórias, trajetórias e desafios. Apris Editora, 1ª ed., 2019.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra: Ecopedagogia e educação sustentável. In: Torres, C.A. (Org.) Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana em el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO, 2001.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, 31(1), 25–49, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6078. Acesso em: 02 jul. 2023.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], ed. 80, 2008. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em: 02 jul. 2023.
GROSFOGUEL, Ramón. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Escritos Sobre Educação. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos Rumos,
Marília-SP, a. 17, n. 37, p. 4-28, 2002.
MARIETTO, Marcio Luiz. Observação Participante e Não Participante: Contextualização Teórica e Sugestão de Roteiro para Aplicação dos Métodos. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 5-18, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3312/331259758002/html/, acesso em 23 jun. 2023.
REIS, Edmerson dos Santos; SANTOS, Iracema Lima dos. Existência, resistência e reexistência das EFAS no Brasil: desafios atuais. In: FOERSTE, Erineu; PUIG-CALVÓ, Pedro; GERKE, Janinha; CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da Alternância: 50 anos em terras brasileiras: Memórias, trajetórias e desafios. Apris Editora, 1ª ed., 2019.
SILVA, Gilberto Ferreira da. Cultura(s), currículo, diversidade: por uma proposição intercultural. Contrapontos, Itajaí – SC, v. 6, n. 1, p. 137-148, jan./abr. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.