A educação contextualizada como proposta decolonial

um olhar sobre a EFA de Monte Santo - BA

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Autores

  • Alexsandro Vaz Rodrigues Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Vinicius da Silva Coutinho Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Edmerson dos Santos Reis Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Márcia Guena dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.650

Palavras-chave:

Educação contextualizada, Decolonialidade, Escolas Família Agrícola

Resumo

A presente pesquisa busca evidenciar as ligações entre a educação contextualizada e a decolonialidade, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa de campo com observação participante, realizada na Escola Família Agrícola (EFA) de Monte Santo-BA, no dia 18 de maio de 2023. Assim, discorremos sobre a educação contextualizada, orientados pela imersão neste recorte espacial e temporal especificado, sob o prisma da conexão entre a pedagogia da alternância e a decolonialidade, a partir de autores como Reis e Santos (2018), Carvalho e Reis (2018), Foerste e Jesus (2019), Morin (2000), Brandão (2002), Grosfoguel (2008, 2016, 2018). Por fim, consideramos que a EFA de Monte Santo é um feliz exemplo de uma escola praticante de uma pedagogia crítica e contextualizada com o meio social que envolve os seus estudantes, aplicando estratégias decoloniais.

Biografia do Autor

Alexsandro Vaz Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2021). É especialista em Educação profissional, pelo Senac SP (2017) e Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, pela Univasf de Petrolina. Atualmente é professor concursado na rede municipal de educação do município de Juazeiro-Ba. Anteriormente, por 23 anos, atuou como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, ministrando cursos de diversos aplicativos informática, além de trabalhar com cursos de aprendizagem profissional e turmas do ensino médio integrado. Tem ampla experiência nas áreas de pedagógica e da Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Desenvolve trabalhos pedagógicos com ênfase nas Metodologias Ativas e uso de ferramentas colaborativas (Google for Education, Microsoft Teans, e outras ferramentas de trabalho).

Vinicius da Silva Coutinho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor dos cursos de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela UNEB (2023-2025); Especialista em Gestão de Marketing e Mídias Digitais pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (2022-2023); Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (2018-2022); integra a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e o Grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território; integrou a Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória; foi Bolsista Voluntário do PIBIC (2020-2021) com o Projeto de Pesquisa Memórias do Coronavírus no Piauí: o Portal O Dia e o Cidade Verde.com e suas atuações na Construção de Memórias sobre a Pandemia do Coronavírus, no Piauí; atuou como Pesquisador Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como Assessor de Comunicação da Prefeitura de Patos do Piauí, como Social Media na Agência de Marketing e Publicidade Ideia 7 e como Monitor de programas de Rádio e TV na Agência Ícone Comunicação. É também autor do Livro "Entre verdades e memórias jornalísticas sobre a pandemia da Covid-19" e organizador dos Livros "Jornalismo entre Picos diários de memórias da UESPI" e "Jornalismo, educação e memória: um diálogo possível", publicados pela EdUESPI. Vencedor do Prêmio Prof. Dr. Sérgio Mattos de Pesquisa em Folkcomunicação (2023), do Concurso de TCC Sônia Maria Carvalho (2023), do V Concurso de Fotografia Ambiental de Picos-PI (2022) e do melhor projeto de pesquisa da área de Ciências Sociais Aplicadas do XX Seminário de Iniciação Científica da UESPI (2021). Além disso, recebeu Láurea Acadêmica pelo desempenho durante o curso de Bacharelado em Jornalismo (2022), foi Finalista da VI Edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia (2021), como também, recebeu Menções Honrosas no Prêmio Prof. Dr. Oswaldo Trigueiro de Fotografia (2023), no Concurso de Audiovisual Renan Nunes (2023), no Concurso de Fotografia Queilan Teixeira (2023) e no II Concurso Fotográfico do Projeto Lagoa Alegre Memórias (2021).

Edmerson dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pedagogo com Habilitação em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Juazeiro (1995), Mestrado em Educação - Université du Quebéc aChicoutimi (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009).Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III/Universidade do Estado da Bahia,- UNEB. Membro do Fórum Nacional de Educação -FONEC, Membro da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro - RESAB. Membro da Comissão Nacional de Educação do Campo - CONEC (Representante da RESAB). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da UNEB/DCH-III, em Juazeiro - BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nos seguintes temas: Educação Contextualizada, Educação do Campo, Convivência com o Semiárido, Currículo e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui vários livros e artigos publicados de sua autoria e em coautoria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território -EDUCERE. Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada. Membro do Observatório dos Indicadores da Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco, no norte da Bahia. Pesquisador Territorial no Diagnóstico das Escolas do Campo da Bahia. E-mail: edmerson.uneb@gmail.com

Márcia Guena dos Santos , Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Jornalista, com graduação na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre pelo em Programa de Pós Graduação Em Integração da América pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Pós doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA).Atua como Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Juazeiro e como professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA-UNEB). Atualmente desenvolve pesquisas no campo da Comunicação, com fotografia, e hierarquias étnico raciais, estudando comunidades quilombolas e religiões de matriz africana no submédio São Francisco, a partir de uma perspectiva afrodiaspórica e decolonial. É coordenadora do Grupo de Pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos, da UNEB, coordenadora do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e é Diretora de Cultura da Intercom.

Referências

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

VAZ RODRIGUES, Alexsandro; COUTINHO, Vinicius da Silva; DOS SANTOS REIS, Edmerson; GUENA DOS SANTOS , Márcia. A educação contextualizada como proposta decolonial: um olhar sobre a EFA de Monte Santo - BA. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 63–78, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.650. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/650. Acesso em: 3 jun. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos

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