Produção de sabonetes artesanais a partir do óleo essencial do manjericão (Ocimum basilicum L.)
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i1.215Palavras-chave:
manjericão, óleo essencial, sabonete artesanalResumo
Este trabalho objetivou estudar o uso do óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.) na produção de sabonetes artesanais. Esta erva, pertencente à família Lamiaceae, é popularmente conhecida pelas propriedades medicinais associadas ao seu óleo essencial, substância utilizada no desenvolvimento de diferentes produtos. A fabricação dos sabonetes artesanais teve início com a
colheita das folhas do manjericão, seguida da extração do óleo essencial, a partir da técnica de hidrodestilação, e da produção dos sabonetes. Para avaliar a aceitação do produto final pelos usuários, foi realizada uma análise sensorial para determinar a amostra com melhores atributos. Evidenciou-se que os métodos para extração do óleo essencial e para fabricação dos sabonetes artesanais cumpriram os objetivos determinados, possibilitando a obtenção de sabonetes com as características desejadas. Quanto à avaliação pelo público, a amostra A3, desenvolvida com 1,3 mL de óleo essencial, mostrou-se como a de maior aceitação.
Referências
BOSCHEINEN,K.Criarearte. Os tipos e os benefícios dos sabonetes naturais. Disponível em:<http://criareartepresentes.blogspot.com/2014/12/os-tipos-e-beneficios-dos-sabonetes.html>.Acessojulhode2019.
CAETANO, B. Glicerina: o que é, benefícios e como usar?. Minha Vida, 2020. Disponível em:<https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/33653-glicerina>. Acesso em agosto de2020.
CAMARGO, S. B.; DE VASCONCELOS, D. F. S. A. Atividades biológicas de Linalol: conceitos atuais e possibilidades futuras deste monoterpeno. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 13, n. 3, p.381-387,2014.
CERQUEIRA,R.Análisesensorialemaromasefragrâncias.2015.68slides.Disponível em:<https://www.crq4.org.br/sms/files/file/mini_sensorial_2015_site.pdfAcessoemjulho de2019.
FERREIRA, A. R. A. Uso de óleos essenciais como agentes terapêuticos. 2014. 87f. Dissertação(Mestrado em Ciências Farmacêuticas) -Faculdade de ciências de saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto.
GOULART, V. M. Efeito da hipergravidade simulada sobrea germinação, o crescimento e a produção de óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.). 2015. 56f.Dissertação(Mestrado em Biotecnologia Farmacêutica) -Faculdade de Farmácia, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
GUIMARÃES, P. I. C.; OLIVEIRA, R. E. C.; DE ABREU, R. G. Extraindo óleos essenciais de plantas. Química Nova na Escola. n°11,p.45-46,2000.
LUPE, F. A. et al. Estudo da composição química de óleos essenciais de plantas aromáticas daAmazônia.2007.
MERCADANTE, R.; ASSUMPÇÃO, L. Massa base para sabonetes: Fabricando sabonetes sólidos. Projeto Gerar, v.9, p.16, 2010.
MORAIS, T. P. S. Produção e composição do óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.)sob doses de cama de frango. 2006.50f.Dissertação (mestrado em agronomia) -Instituto de ciências agrárias, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.
ORMEÑO, E.; FERNÁNDEZ, C. Los terpenos de las plantas. Investigación y ciencia, v. 428, n. 1, p.62-69,2012.
PEREIRA, R.; MOREIRA, A. L. M. Manjericão: cultivo e utilização. Embrapa Agroindústria Tropical-Documentos(INFOTECA-E), 2011.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico.2ªEdição.EditoraFeevale,2013.
ROSADO, L. D. S. et al. Influência do processamento da folha e tipo de secagem no teor e composição química do óleo essencial de manjericão cv. Maria Bonita. Ciência e agrotecnologia,v.35,n.2, p.291-296,2011.
SILVA, F. Óleo essencial e conservação pós-colheita de manjericão (Ocimum basilicum L.) em dois horários e duas épocas de colheita. 2000. 92f. Tese (Doutorado em Fitotecnia) -Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.
SOARES, Nayana Ribeiro. Avaliação da atividade antimicrobiana e caracterização físico-química de sabonete líquido à base de óleo de baru, buriti e pequi. 2013. 70f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) -Faculdade de Agronomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
TEIXEIRA, M. Manjericão – sagrado e símbolo do amor e da coragem. Folha de Pernambuco,Pernambuco,02 de Maio de2018.Disponível em:<https://www.folhape.com.br/cultura/manjericao-sagrado-e-simbolo-do-amor-e-da-coragem/67107/>.Acesso em agosto de2020.
VELOSO,R.A.et al. Óleos essenciais de manjericão e capim citronela no controle de larvas de Aedes aegypti. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 2015.
VITTI,A.M. S.;BRITO,J.O. Óleo essencial de eucalipto. Documentos florestais, v.17,p.1,2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.