A escolha pela docência: decisão para a vida inteira

Autores

  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.145

Palavras-chave:

Profissionalização, Vocação, Tradição

Resumo

Este trabalho é um recorte de um estudo maior sobre vida docente que considera as atividades laborais nos ambientes escolares como determinantes de comportamentos nos outros aspectos da vida cotidiana. Abordando o aspecto entrada na carreira as considerações aqui apresentadas objetivam descrever os motivos que influenciaram a escolha pela docência dos professores que atuam no ensino médio integrado do Campus Petrolina do IF Sertão PE. Buscou-se localizar fatores que supostamente determinaram a opção pelas salas de aula nas mais diversas áreas de conhecimento. Foram considerados os estudos sobre carreira docente que tratam da intenção de explicar as como acontece a decisão pelo magistério. Especificamente houve a pretensão de buscar nas histórias de vida dos professores estudados fatores que contribuem para as escolhas concernentes ao ingresso e permanência na profissão. Por meio de entrevistas semiestruturadas foram ouvidos professores que atuam na área de estudo considerando dando ênfase ao aspecto decisão pelo magistério.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, IFSertãoPE

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF - SERTÃO - PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos didáticos, tecnologia e educação. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UPE) Psicopedagogia (IBPEX) e Direito Educacional (PUC Minas). Mestranda em Ciências da Educação (UAA)

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

VIEIRA, M. do S. T. C. . A escolha pela docência: decisão para a vida inteira. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 123–131, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.145. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/145. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos