A escolha pela docência: decisão para a vida inteira
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.145Mots-clés :
Profissionalização, Vocação, TradiçãoRésumé
Este trabalho é um recorte de um estudo maior sobre vida docente que considera as atividades laborais nos ambientes escolares como determinantes de comportamentos nos outros aspectos da vida cotidiana. Abordando o aspecto entrada na carreira as considerações aqui apresentadas objetivam descrever os motivos que influenciaram a escolha pela docência dos professores que atuam no ensino médio integrado do Campus Petrolina do IF Sertão PE. Buscou-se localizar fatores que supostamente determinaram a opção pelas salas de aula nas mais diversas áreas de conhecimento. Foram considerados os estudos sobre carreira docente que tratam da intenção de explicar as como acontece a decisão pelo magistério. Especificamente houve a pretensão de buscar nas histórias de vida dos professores estudados fatores que contribuem para as escolhas concernentes ao ingresso e permanência na profissão. Por meio de entrevistas semiestruturadas foram ouvidos professores que atuam na área de estudo considerando dando ênfase ao aspecto decisão pelo magistério.Références
ALMEIDA, J. S. Mulher e educação: a
paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.
ALVES, F. C. O encontro com a realidade
docente: estudo exploratório (Auto)
biográfico. 1997. 711 f. Tese (Doutorado em
Ciências da Educação) – Programa de Pós-
graduação em Ciências da Educação,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da
Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa,
ANDRÉ, M.E. D. de. Perspectivas atuais da
pesquisa sobre docência. In : BUENO, B.;
CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. de et al .
Docência, memória e gênero: estudos sobre
formação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 65-
ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens
e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000
CATANI, D. et al. História, memória e
autobiografia da pesquisa educacional e na
formação. In: CATANI, D. et al. (org.)
Docência, memória e gênero: estudos sobre
formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.
CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e
trabalho: Burnout, a síndrome da desistência
do educador, que pode levar à falência da
educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
DUBAR, C. A socialização: construção das
identidades sociais e profissionais. Porto:
Porto Editora, 1997.
ENCORE, D. (Org.) Ser professor. 4. ed.
Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004
FERNANDES, M. C. S. G. Escolha
profissional e pratica docente: o discurso de
professores do ensino superior privado. In:
REUNIAO ANUAL DA ANPED, 27., 2004,
Caxambu. Anais... Caxambu: Associação
Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em
Educação, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à prática educativa. 21.ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002
FREITAS, M. T. de A. (org.) Memória de
professoras: história e histórias. Juiz de Fora:
UFJF, 2000.
GATTI, B. Os professores e suas identidades:
o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos
de Pesquisa. São Paulo, n.98 p.85-90, ago,
GHEDIN, E.; FRANCO, M.A.S. Questões
de método: na construção da pesquisa em
educação. São Paulo: Cortez, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa
sócia. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008
HELLER, A. O cotidiano e a história. 4. Ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HOLLY, M. L. Investigando a vida
profissional dos professores: diários
biográficos. IN; NÓVOA, Antonio (Org.) Vida de professores. Porto: Porto, 1992.
___________________ Os professores e suas
histórias de vida. IN; NÓVOA, Antonio (Org.)
Vida de professores. Porto: Porto, 1992.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional
dos professores IN; NÓVOA, Antonio (Org.)
Vida de professores. Porto: Porto, 1992.
JOWETT, J. H. O pregador, sua vida e obra.
São Paulo: CEP, 1969.
LAUDARES, J.B; FIUZA,J.R.;ROCHA,S.
Educação tecnológica: os impactos nos
projetos pedagógicos dos cursos técnicos dos
CEFETS Minas Gerais e Paraná pelos
Decretos 20.208/97 e 5.1547/04. In:
ARANHA, A. V.; CUNHA, D.M.;
LAUDARES, J.B (Org.). Diálogos sobre
trabalho: perspectivas multidisciplinares.
Campinas: Papirus, 2005.
LENGERT, R. Profissionalização docente:
entre vocação e formação. Educação, Ciência
e Cultura. Canoas/RS v. 16, n. 2 (2011).
Disponível em
http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.p
hp/Educacao/issue/view/38 . Acesso em: 26
agosto de 2016
MARÍAS, J. O.: Las trayectorias. Madrid,
Alianza Editorial, 1983.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G.
Metodologia da pesquisa: para o professor
pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006.
NÓVOA, A. A formação tem que passar por
aqui: as histórias de vida no projecto prosalus.
In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O
método (auto)biográfico e a formação .
Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.
NÓVOA, A. O passado e o presente dos
professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão
Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.
NÒVOA. A. O professor e o novo espaço
público de educação. Educação e Sociedade:
Perspectivas educacionais no Século XXI.
Santa Maria, RS. UNIFRA, 2016.
PARDAL, L.; MARTINS, A. As
representações sociais e o sentido das escolhas
académicas. Aveiro: Universidade de Aveiro,
SACRISTAN, G. Consciência e ação sobre a
prática como libertação profissional dos
professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Profissão
Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.
SCHAFFRATH, M.A.S. Profissionalização do
magistério feminino: uma história de
emancipação e preconceitos. In: REUNIAO
ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu.
Anais... Caxambu: Associação Nacional de
Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2002.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa
em ciências sociais : a pesquisa qualitativa em
educação. São Paulo: Atlas, 1987.