Refletindo a complexidade da sexualidade: uma análise crítica das pesquisas sobre os corpos das pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1321Palavras-chave:
Sexualidade, Corpos Marginalizados, Inclusão, Barreiras Sociais, Educação.Resumo
O objetivo do estudo constitui-se em desenvolver uma revisão sistemática da literatura com o intuito de analisar e indagar a compreensão acerca das produções acadêmicas entre os anos de 2012 a 2022, relacionadas à intersecção entre "sexo, sexualidade e pessoas com deficiências". Esta produção visa não apenas constatar as tendências emergentes, lacunas e evolução do conhecimento nessa área específica, mas também fornecer percepções valiosas para a formulação de políticas públicas. A metodologia adotou um caráter exploratório, com enfoque qualitativo, para proporcionar uma análise aprofundada das nuances e contextos sociais existentes nas produções acadêmicas sobre a intersecção entre "sexo, sexualidade e pessoas com deficiência", seguindo um rigorosos critérios de uma revisão sistemática da literatura, estruturada em seis etapas essenciais que garantiram a robustez analítica e a transparência do processo investigativo, enquadrando o estudo em uma pesquisa do tipo estado da arte, com foco em investigar e sintetizar as produções científicas existentes sobre o tema abordado. Os resultados apresentados apontaram as barreiras sociais, estereótipos e a necessidade de uma educação sexual inclusiva para todos, reforçando de tal forma a importância de políticas públicas que reforcem a autonomia e respeito igualitário para as diversas singularidades.
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