Caminhos da educação: a narrativa pessoal de um futuro educador
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1287Palavras-chave:
experiências, formação docente, narrativa autobiográficaResumo
A educação, em sua complexa teia de relações, permeia a vida de cada indivíduo, moldando-o de maneira singular. Mais do que a mera transmissão de conhecimentos, ela se configura como um processo de transformação social, cultural e individual. No âmago dessa experiência educacional, os sentidos assumem um papel fundamental. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo descrever de que forma a educação me influenciou e atravessou na escolha por tornar-me professor. Os procedimentos metodológicos deste trabalho consistiram numa pesquisa autobiográfica, onde por meio de uma narrativa, o autor busca descrever as experiências significativas que marcaram sua trajetória, revelando como a educação o moldou como pessoa e profissional da educação. Como
referencial teórico, a pesquisa apresenta Silva (2019), Ricoeur (1975) Cabral e Sousa (2015), Hage (2010), dentre outros. Para a análise utilizaremos o método compreensivo-interpretativo de Paul Ricoeur. A narrativa aponta que ao considerar os contextos histórico, político e social é possível integrar uma docência atenta à formação crítica e política, pontuando que o foco não é a perspectiva político partidária, mas uma conscientização baseada na construção do sujeito atuante no seu contexto social. Conclui-se por meio dessa pesquisa narrativa, que o educador precisa ser hábil e criativo ao cumprir suas demandas educacionais, pois ao tornar o aprendizado significativo, traz a realidade do educando para o chão da sala de aula.
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